Cometa 67P na noite de Ano Novo

67P_NAC_OSIRIS_Rosetta_31121567P visto pela sonda Rosetta, a 31 de dezembro de 2015.
Crédito: ESA/Rosetta/MPS para a equipa OSIRIS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA.

Faltavam pouco mais de 2 horas para terminar o ano de 2015 em Portugal continental quando a Rosetta captou este magnífico retrato de um dos extremos da região de Imhotep, na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

A imagem foi publicada hoje pela ESA no seu novo website “OSIRIS image of the day”, um local onde diariamente são divulgadas imagens recentemente captadas pela câmara OSIRIS. Cliquem aqui para verem as anteriores.

3 comentários

  1. Olá. Nesse site fala sobre um cometa que passará dia 13 de março, se chama 321P/SOHO e no lugar de seu tamanho está escrito n/a. O que significa?http://www.apolo11.com/asteroides.php

    1. Eu não vejo nesse site esse cometa.

      n/a quer dizer que ainda não se sabe ao certo.

      abraços

    2. Olá Dilma,

      Tal como o Carlos disse, n/a quer dizer que ainda não há dados disponíveis acerca do tamanho do núcleo de 321P/SOHO. Tudo o que sabe é que é um cometa periódico com um período orbital de 3,78 anos e que no próximo dia 13 de março passará a uma distância aproximada de 23,9 milhões de quilómetros. 321P/SOHO foi observado pela primeira vez em 2001, mas só em 2009 é que foi identificada a sua natureza cometária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.