A Nebulosa Cabeça do Cavalo e a Nebulosa da Chama por José Jiménez Priego

A Cabeça do Cavalo e a Nebulosa da Chama – crédito da imagem ©: José Jiménez Priego

A Nebulosa Cabeça do Cavalo (Barnard 33) é uma das mais famosas nebulosas nos céus.

Essa estrutura é visível como um apêndice escuro da avermelhada nebulosa de emissão IC 434, mostrada no centro da imagem em destaque. A característica cabeça de cavalo se apresenta enegrecida porque na verdade é uma nuvem opaca de poeira cósmica que reside em frente da brilhante nebulosa de emissão vermelha.

Lembrando o que acontece em algumas nuvens aqui na atmosfera terrestre, essa nuvem cósmica assumiu um formato reconhecível por mera coincidência.

Dentro de milhares de anos, os movimentos internos da nuvem certamente mudarão sua aparência para nós.

A cor avermelhada da nebulosa de emissão é causada pela recombinação de elétrons com prótons para formar átomos de hidrogênio molecular.

À esquerda da imagem vemos a Nebulosa da Chama (Flame Nebula), uma estrutura colorida de tons alaranjados que também contém filamentos de poeira enegrecida.

Logo abaixo e à esquerda da Cabeça do Cavalo se destaca também a brilhante e azulada nebulosa de reflexão NGC 2023, sensibilizada energeticamente e que reflete as luzes azuis de estrelas quentes próximas.

APOD: The Horsehead Nebula – crédito da imagem ©: José Jiménez Priego