Crateras em Henbury na Austrália e a Via Láctea por Babak Tafreshi

http://apod.nasa.gov/apod/image/1512/CratersGalaxyTafreshi.jpg

Crateras na Austrália e a Via Láctea por Babak Tafreshi (TWAN)

As crateras Henbury no Território Norte da Austrália são cicatrizes de impactos ocorridos há mais de 4.000 anos.

Quando um meteorito antigo se fragmentou em dúzias de pedaços, o mais largo criou essa cratera com 180 metros de diâmetro cujas paredes e piso remanescentes estão acesas em primeiro plano desta paisagem noturna no hemisfério sul.

Essa panorâmica visão vertical segue nossa magnifica galáxia Via Láctea se alongando acima do horizonte, com seus ricos campos estelares entrecortados e obscurecidos pelas enegrecidas nuvens de poeira cósmica.

Uma olhada ao longo do plano galáctico também nos revela as estrelas Alfa e Beta Centauri além das estrelas do Cruzeiro do Sul. Capturada por Babak Tafreshi (TWAN) nos notáveis céus escuros dessa erma região Australiana também se nota a Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea, que está em destaque à esquerda no quadro, logo acima do horizonte.

Abaixo desta, na linha da fronteira entre os céus e a Terra, notam-se luzes que se parecem com uma possível cidade próxima, mas que na verdade são o brilho da Grande Nuvem de Magalhães se elevando, nascendo no horizonte.

Fonte

APOD: Southern Craters and Galaxies – crédito da imagem ©: Babak Tafreshi (TWAN)

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights