Dois cometas (Catalina e Borrelly), um meteoro e a estrela brilhante Arcturus

http://apod.nasa.gov/apod/image/1601/CatalinaBorrellyArcturus2016-01-01_Hemmerich.jpg

Arcturus, cometa Borrelly, cometa Catalina e um meteoro por Fritz Helmut Hemmerich

Esta longa exposição telescópica engloba um mosaico com dois painéis que cobre uma área equivalente a cerca de 10 Luas Cheias nos céus. O panorama foi capturado por Fritz Helmut Hemmerich antes do nascer do Sol, no início de 2016 a partir de Tenerife, Ilhas Canárias.

Próximo ao topo da imagem vemos as tênues coma e cauda do Cometa Borrelly (P/19). P/19 é um cometa com uma órbita em torno do Sol com período de 7 anos. O núcleo do Borrelly foi visitado pela sonda de motor iônico Deep Space 1 no início do século XXI.

Ancorando essa paisagem celeste na parte inferior da imagem estão a brilhante estrela Arcturus (Alfa Bootes) e o Cometa Catalina (C/2013 US10) que está nos visitando pela primeira vez, vindo da Nuvem de Oort.

A cauda amarelada de escombros do cometa Catalina se estende abaixo na direção à direita. Em contrapartida, a complexa e muito maior cauda iônica do cometa C/2013 US10 foi impactada pelas tempestades e ventos solares e se espalha para cima, também à direita, rasgando diametralmente quase a totalidade desse campo de visão.

Para completar o cenário de forma notável, uma das tomadas de 30 segundos de duração flagrou um brilhante meteoro e sua cauda, cruzando os céus na direção da esquerda entre os cometas e Arcturus.

http://apod.nasa.gov/apod/ap010926.html

Núcleo do Cometa Borrelly capturado pela sonda Deep Space 1 em 2001. Créditos: Deep Space 1 Team, JPL, NASA

Fonte

APOD: Comets and Bright Star – crédito da imagem©: Fritz Helmut Hemmerich

._._.

2 comentários

  1. Boa noite, moro no litoral oeste e hoje dia 13 março por volta das 22horas, acho que vi algo a rasgar o céu (meteorito?) a questão é se iria passar algo no céu português?
    Obrigado
    Teresa

    1. Sim, existem meteoros (estrelas cadentes) todos os dias a “rasgar” o céu… 😉

      abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights