Materiais brilhantes nas paredes de Kupalo

Kupalo_Ceres_FC_Dawn_211215A cratera Kupalo vista pela sonda Dawn, a 21 de dezembro de 2015 (resolução aproximada: 35 metros/píxel).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.

A imagem de cima mostra o interior da cratera Kupalo, uma das mais jovens crateras de impacto de Ceres. Situada nas latitudes médias do hemisfério sul, Kupalo tem expostos nas suas paredes materiais particularmente brilhantes. Os investigadores da missão vão tentar perceber se estas formações são depósitos salinos e se se encontram de alguma forma relacionadas com as manchas brilhantes observadas no interior da cratera Occator.

Kupalo tem cerca de 26 km de diâmetro e foi apelidada com o nome do deus eslavo da vegetação e das colheitas. “Esta cratera e os seus depósitos recentemente formados serão um alvo de estudo prioritário para a equipa (…)”, disse Paul Schenk, investigador da missão Dawn no Instituto Lunar e Planetário, nos Estados Unidos.

A Dawn iniciou no passado mês de dezembro a sua derradeira fase de mapeamento de Ceres, a uma altitude de apenas 385 km. Esta órbita deverá ser mantida até pelo menos o final da missão primária, que está agendada para 30 de junho de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.