Teoria das Cordas e o Multiverso

Um vídeo do Portal da Ciência sobre o Big Bang, a Inflação, a Teoria das Cordas, e a possibilidade de existirem outros universos:

(um problema deste vídeo é chamar “Teoria” a várias coisas que não o são, apesar de popularmente serem assim chamadas. Como já expliquei aqui, aqui e aqui, uma Teoria é um agrupar de diferentes factos numa única explicação consistente. Teorias são baseadas em factos comprovados, evidências bem fundamentadas e provadas quer matematicamente quer experimentalmente. Assim, como exemplos de Teorias temos: a Evolução, a Gravidade, a Relatividade, o Electromagnetismo, etc. No vídeo não de fala de teorias, mas sim de hipóteses, como as super-cordas e o multiverso. Esta distinção é muito importante, porque são este tipo de conceções erradas sobre a ciência que depois faz com que algumas pessoas pensem que, por exemplo, a Evolução, é “só uma teoria”, o que é um disparate fruto de não entenderem que estão a colocar a Teoria ao mesmo nível de uma mera ideia de alguém)

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Boa noite Professor Carlos Oliveira,

    Desejo felicitá-lo neste novo ano 2016 que já se afirma e aplaudi-lo pelas as escolhas de divulgação dos temas da ciência relacionados com a compreensão do Universo cujos vídeos já publicados são de um fascínio a não perder. A minha preferência de os ver incluídos no Astro-Pt é uma garantia acrescida da sua confiabilidade, ainda que em algumas questões como muito bem adverte não chegam a ser teorias mas meras hipóteses que farão todo o sentido.
    Um dos exemplos de satisfação foi o facto de há muito conhecer a lei da gravidade de Newton, desde há 50 anos, e apenas nesta data fiquei mais esclarecido como acontece a gravidade. Postular e entender o Universo tendo em conta a teoria da relatividade de Einstein é efectivamente muito complexo mas sobretudo fascinante e indispensável à compreensão da própria vida. Da minha parte o meu obrigado e abraço.

    1. Obrigado Rogério, pelas suas palavras.

    • José Simões on 14/01/2016 at 22:48
    • Responder

    Sem fazer uma análise de pormenor e usando apenas a minha memória diria que grande parte (senão o total) das imagens mostradas, incluindo as animações, mas não só, foi tirada de um episódio de uma série da estação americana PBS (série NOVA) ilustrando o livro “O Universo Elegante” de Green.

    Usar isso sem sequer citar de modo claro (pelo menos no youtube não parece) não me parece muito legal.

    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Elegant_Universe

    1. Sim, esse é um problema dos vídeos no youtube: mostram muitas imagens e sempre sem crédito 🙁

      Realmente, a ser desse episódio da NOVA, é uma falha grave não ter esse crédito.

      Apesar dele ter vários créditos na descrição do vídeo, na página do youtube.

    • Sócrates Georges Petrakis on 14/01/2016 at 18:20
    • Responder

    Concordo na parte que se difere teoria de idéias, mas cordas não seria teoria pois tem embasamento matemático?
    e multiverso não seria idéias, mesmo porque a soma destes não formaria um universo maior não tendo sentido sua existência? podendo-se falar em partes do universo em vez de vários multiversos?

    1. Clique nos links que percebe o que é uma Teoria… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights