Explicação em vídeo sobre a não-descoberta do nono planeta

1026996

O projecto Ciência e Astronomia fez um hangout sobre a suposta descoberta de um novo planeta, e convidaram-me para falar sobre isso.

Se quiserem ouvir as minhas explicações sobre esta não-descoberta, vejam o vídeo:

7 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Bom dia!
    Estamos vivendo num mundo que pessoas esperam tanto algo novo que passam a acreditar em tudo que se vê.
    Num período de minha vida posso afirmar que vivi isso, mas, vendo a Ciência, que como diz no vídeo, na Ciência não há o “achar”, mas sim fatos, cálculos, evidências, passei ver as coisas por outro lado.

    E vi neste blog uma saída para desmistificar algumas informações de terceiros.
    Creio no que aprendo pela Ciência, reconheço certa dificuldade em entender algumas coisas, que se reflete talvez em mesmas perguntas.

    Com o tempo vamos conhecendo os sítios onde podemos confiar, como o link que enviei, que pedi para ocultar caso necessário, no primeiro momento não reconheci como de profecias, mas estranhei a propagando de um livro assim num site de astronomia, mas como acessei pelo celular, provavelmente deve ter vindo propaganda de outros lugares, pois vendo agora pelo computador não aparece a propaganda que aparecia antes pelo celular.

    No mais, agradeço a atenção pelas explicações de todos!

    Abraços

  2. Infelizmente, o comentário do sr. Robert misturou o link de um sítio sério de Ciências, como é o Apolo 11, que trata temas de Astronomia e afins com seriedade e fervor, com opiniões pessoais acerca deste assunto muito bem exposto à nós, aqui no AstroPT, pelo sr. Carlos Oliveira.

    Percebe-se claramente em ambos, pra quem os lê com atenção e desprovido de desejos de foro íntimo, que não se trata de uma descoberta – mas de uma evidência, à luz da Ciência, trazida pelos cientistas supracitados nos respectivos artigos.

    Não me refiro ao sr. Robert – naturalmente – porém, é necessário, para o bem da “saúde intelectual” que notícias trazidas pela comunidade científica ou grupo de cientistas ou divulgadores da Ciência encontrem portas e corações abertos, em não-detrimento ao simples querer pessoal que seja “isso” ou “aquilo”.

    Com esta evidência sobre o tal planeta “9”, percebe-se, para quem retira algumas horas para navegar em websites, que muito já se especula a volta do Nibiru.

    Ora, é provável que existam dois fatores, essenciais, que caraterizam àqueles(as) que defendem a existência de Nibiru: 1) São pessoas entediadas, que desejam algo “novo” e “fantástico” em suas vidas, sem qualquer esforço de sua parte; e 2) São pessoas que querem viver um mundo melhor, porém, sentem-se incapazes de mudar o status quo – guerras, fome, violência urbana, maior desamor entre as pessoas, injustiças, corrupção governamental, etc. -, restando apenas a torcida de que “algo” aconteça para que todos estes problemas sejam eliminados – mesmo que esse “algo” seja uma catástrofe como a de um planeta em rota de colisão com a Terra.

    Espero, de modo particular, que o sr. Robert não seja um desses.

    Os meus respeitos,

    Cavalcanti

    1. O Robert também incluiu um link para um website de profecias bíblicas e afins… que obviamente eu não aceitei 😉

  3. Ah sim, desculpe-me, o vídeo não havia baixado ainda, a pergunta foi primeiro, não tive como cancelar. Mas assisti al vídeo por completo.
    Vejo as matérias do site que informei, é serio lá, foi indicação, me surpreendi com a indicação do livro citado lá no site, mas creio que seja propaganda que aparece quando visita por celular.
    Mas ainda me pego por essas coisas.
    Mas agradeço a atenção em responder-me.

    1. ok. abraços!

  4. Boa noite!
    Ainda sobre essa descoberta, estava vendo a matéria deste site, o link é este:

    http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Planeta-X_Crescem_as_evidencias_de_novo_planeta_no_Sistema_Solar&posic=dat_20160121-095935.inc

    Bom, isso procede? E se existir mesmo, há a possibilidade desse planeta se aproximar da Terra, ou do interior do Sistema Solar?
    Poderia provocar alterações na Terra?

    E em outro link, segue abaixo, fala da aproximação de um planeta, que estaria provocando alterações, como, no clima, terremotos, e provocaria mais coisas, e quanto mais se aproximar, mais efeitos teriam.
    O link abaixo parece falar de profecias, mas tirando essa parte, o que a Ciência fala a respeito disso?

    Estaria mesmo aproximando um planeta ou outro corpo celeste grande?
    Ou se aproximar seria em milhões de anos?
    Gostaria que falasse sobre esses links e essas matérias.
    Obrigado

    1. Robert,

      Não consigo perceber a sua pergunta…

      Já lhe respondi por várias vezes que não deve ler websites vigaristas a falar de planetas a vir para cá. NADA disso é astronomia. Não entendo porque continua a ler websites vigaristas e a perguntar se é verdade.
      O objectivo é somente fazer-me perder tempo ou acha mesmo que sensacionalismos vigaristas de websites escritos por ignorantes, de um dia para o outro passam por magia a ser verdade?
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      Quanto ao link que expõe, porque não vê o vídeo em que eu explico isso?
      E porque não lê o meu artigo sobre esse assunto que está em link neste post?

      Novamente, o objectivo parece ser fazer-me perder tempo a perguntar algo que já explicado quer neste vídeo quer no meu artigo aqui em link.

      abraços

  1. […] O Céu da Semana traz dicas de observação astronómica, e o professor Gustavo Rojas fala sobre a controversa hipótese do nono planeta (já explicado aqui e aqui): […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.