Messier 106 sob a lente de Fabian Neyer

M106 por Fabian Neyer

Uma belíssima, grande e brilhante galáxia espiral, Messier 106 aparece aqui no centro deste panorama cósmico repleto de galáxias capturado por Fabian Neyer.

Este campo largo de visão telescópica cobre uma área de 2 graus nos céus, na direção da constelação dos Cães de Caça (Canes Venatici).

M106 também é conhecida por NGC 4258 e possui um diâmetro de cerca de 80.000 anos luz. Messier 106 dista 23,5 milhões de anos luz e é o maior membro do grupo de galáxias Canes II. Embora relativamente afastada de nós, M106 tem sua distância bem conhecida em parte porque pode ser diretamente medida através do rastreamento de seu notável maser (emissão de laser de micro-ondas). Trata-se de um fenômeno de ocorrência natural rara. A emissão de maser é produzida pela água residente em nuvens moleculares orbitando seu ativo núcleo galáctico.

Outra proeminente galáxia espiral mostrada no quadro, vista praticamente de perfil é a NGC 4217, abaixo e à direita da M106. Em contrapartida, a distância até a NGC 4217 é bem menos conhecida com precisão, estimada em cerca de 60 milhões de anos luz.

APOD: The View Toward M106 – crédito da imagem©: Fabian Neyer