IC 2944: Estrelas e Glóbulos de Thackeray na Nebulosa Lambda Centauri por Martin Pugh

Os ovos dessa ‘galinha gigante’ vão se transformar em estrelas?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1601/IC2944_Pugh_2255.jpg

IC 2944 – crédito da imagem©: Martin Pugh

A nebulosa de emissão em destaque, mostrada em cores cientificamente alocadas tem o nome catalogado de IC 2944 mas também é conhecida como a Nebulosa Lambda Centauri ou ainda popularmente como “Nebulosa da Galinha Correndo” (Running Chicken Nebula), dada sua aparência peculiar.

No topo da imagem vemos pequenas e escuras nuvens moleculares, ricas na obscura poeira cósmica. Esses “ovos” são denominados Glóbulos de Thackeray em homenagem ao seu descobridor, o astrônomo sul-africano David Thackeray em 1950.

Esses “ovos cósmicos” são locais para potenciais condensações gravitacionais que resultarão eventualmente em novas estrelas. No entanto, seu destino final ainda é incerto tendo em vista que os glóbulos também estão sofrendo rápida erosão devido à intensa radiação de estrelas vizinhas jovens e quentes.

Juntos com contornos de gás brilhante e complexas regiões de poeira cósmica reflexiva essas massivas e energéticas estrelas são componentes do aglomerado estelar aberto Collinder 249.

Esta notável paisagem celeste se espalha por 60 anos luz e a distância estimada dessa nebulosa foi calculada em 6.000 anos luz.

Fonte

APOD: Stars and Globules in the Running Chicken Nebula – crédito da imagem©: Martin Pugh

Artigo Científico

Some southern stars involved in nebulosity por Thackeray, A. D.

._._.

2 comentários

    • Reinaldo da Silva on 08/09/2016 at 23:05
    • Responder

    Professor então se esses “ovos” não se transformarem em estrelas o que será então as possibilidades ou outras opções possíveis a estes glóbulos?

    1. Certamente com o passar do tempo alguma mudança vai acontecer:

      Se não se transformarem em estrelas efetivas ou sistemas estelares (para ser estrela os objetos tem que ter massa > 75 vezes a massa de Júpiter) poderão gerar anãs castanhas (estrelas falhadas com massa acima de 13 vezes a massa de Júpiter).

      Sugiro uma lida aqui:

      http://eternosaprendizes.com/2010/09/09/o-que-diferencia-um-exoplaneta-gigante-de-uma-ana-marrom-novas-pesquisas-desafiam-os-limites-teoricos/

      Por outro lado, se forem pouco massivos e não se agruparem e formarem corpos à tempo, os gases podem ser dispersados pelo vento estelar e radiação energética de estrelas massivas próximas da região.

      OK?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights