O violento aglomerado estelar R136 nas Nuvens de Magalhães

O aglomerado estelar R136 – Créditos: NASA, ESA, & F. Paresce (INAF-IASF), R. O’Connell (U. Virginia), & the HST WFC3 Science Oversight Committee

No centro da região de formação estelar 30 Doradus reside um enorme aglomerado que contém algumas das mais massivas e luminosas estrelas conhecidas.

Essas estrelas, que fazem parte do conhecido aglomerado estelar R136, foram capturadas na imagem em destaque em luz visível pela câmera WFC3 (Wide Field Camera 3 ) do Hubble, em 2009.

Gases e nuvens de poeira em 30 Doradus, também conhecida como a Nebulosa da Tarântula, têm sido esculpidos em formatos alongados pelos poderosos ventos estelares e radiação ultravioleta emanados a partir desses energéticos aglomerados estelares.

A Nebulosa 30 Doradus reside dentro da galáxia vizinha Grande Nuvem de Magalhães a uma distância de 170.000 anos luz do Sol.

Para saber mais sobre essa região leia aqui.

APOD: Star Cluster R136 Bursts Out – Créditos: NASAESA, & F. Paresce (INAF-IASF), R. O’Connell (U. Virginia), & the HST WFC3 Science Oversight Committee