O Brilho Atmosférico e a Via Láctea por Dave Lane

Por que os céus nessa imagem se parecem com um gigante ventilador?

O “Brilho Atmosférico” e a Via Láctea sobre o lago próximo ao Cânion Bryce – crédito da imagem©: Dave Lane

A resposta é: o “Brilho Atmosférico” (Airglow).

O intermitente brilho em tons de verde na imagem em destaque parece estar se elevando do lago e se dispersando até o arco da nossa Galáxia Via Láctea.

O astrofotógrafo Dave Lane capturou essa imagem no último verão do hemisfério norte em um local próximo ao Cânion Bryce em Utah, EUA.

padrão incomum foi criado pelas ondas atmosféricas, camadas de ar com pressões distintas alternadas que podem crescer e se elevar até atingir o ar rarefeito, neste caso cerca de 90 quilômetros acima.

Diferente das auroras, as quais são alimentadas pelas colisões entre partículas energéticas carregadas em altitudes elevadas, o brilho atmosférico é originado pela luminescência química, ou seja, a produção de luz por reações químicas.

Mais tipicamente visto próximo ao horizonte, o “brilho atmosférico” impede que a noite se torne completamente escura.

A mesma imagem com anotações de Judy Schmidt