MWC 922: A Nebulosa do Quadrado Vermelho por Peter Tuthill e James Lloyd

O que poderia fazer uma nebulosa se parecer com um quadrado?

MWC 922 – A Nebulosa do Quadrado Vermelho – créditos: Peter Tuthill e James Lloyd

Não sabemos ao certo. No entanto, o sistema conhecido como MWC 922 parece conter uma estrela quente, embutida em uma nebulosa com um exótico formato de quadrado.

imagem em destaque combina exposições no infravermelho capturadas pelo Telescópio Hale no Monte Palomar  na Califórnia e pelo Telescópio Keck-2 em Mauna KeaHavaí.

A hipótese mais considerada para a origem da nebulosa do quadrado sugere que a estrela central (ou estrelas) de alguma forma expeliu cones de gás durante um estágio avançado de seu desenvolvimento.

Peculiarmente, para o sistema MWC 922, esses cones incorporam ângulos quase retos visíveis a partir dos lados da estrutura.

Evidências que suportam a hipótese do cone incluem os raios radiais na imagem que pode correr ao longo das paredes do cone.Os cientistas especulam que se os cones forem visualizados de um outro ângulo eles aparecerão em formato similar aos anéis gigantes que foram observados na supernova 1987A, possivelmente indicando que a estrela progenitora em MWC 922 poderá um dia gerar uma explosão similar de supernova.

Fontes