Foto revela que material em queda gerou nuvem de poeira sobre as dunas marcianas

Não! Não são arbustos no deserto marciano…

CO² em sublimação ejeta nuvem de poeira sobre as dunas marcianas (PSP_007962_2635). Existe uma vasta região de dunas de areia no norte de Marte, em altas latitudes. No inverno marciano, uma camada de gelo de dióxido de carbono (CO²) cobre as dunas, e na primavera o gelo se evapora quando o sol aquece o solo. Este é um processo muito ativo e a areia é deslocada abaixo das cristas das dunas, formando manchas escuras. Como a resolução da imagem é 32 cm/pixel os objetos presentes com mais de 96 cm de diâmetro são discerníveis. Crédito: NASA / JPL / University of Arizona

CO² em sublimação ejeta nuvem de poeira sobre as dunas marcianas (PSP_007962_2635). Existe uma vasta região de dunas de areia no norte de Marte, em altas latitudes. No inverno marciano, uma camada de gelo de dióxido de carbono (CO²) cobre as dunas, e na primavera o gelo se evapora quando o sol aquece o solo. Este é um processo muito ativo e a areia é deslocada abaixo das cristas das dunas, formando manchas escuras. Como a resolução da imagem é 32 cm/pixel os objetos presentes com mais de 96 cm de diâmetro são discerníveis.
Crédito: NASA / JPL / University of Arizona

Grupos de riscos marrons/castanhos escuros foram fotografados pela Mars Reconnaissance Orbiter em dunas de areia rosadas cobertas com gelo. A imagem em destaque foi capturada em abril de 2008 perto do polo norte marciano. Na ocasião, areia escura no interior das dunas marcianas tornava-se mais visível à medida que o Sol da primavera marciana derretia o gelo mais brilhante de dióxido de carbono.

Quando ocorre perto do topo de uma duna, resíduos de areia escura podem escorrer como cascatas ao longo do relevo, pelas paredes das dunas, deixando faixas de riscos contrastantes que dão a falsa ilusão da presença de ‘árvores‘ à frente das regiões mais claras, mas que jamais geram sombras.

Objetos de 25 centímetros de diâmetro podem ser resolvidos nesta imagem que se espalha por cerca de um quilômetro. Close-ups de algumas partes da imagem mostram plumas indicando que os deslizamentos de areia estavam em andamento durante o momento em que a imagem foi capturada.

Explicações sobre a ilusão marciana

Nuvens de poeira em erupção natural em Marte criaram nesta imagem estruturas surpreendentes que se parecem com ‘arbustos’, nesta paisagem próxima ao pólo norte marciano. Mas não se iluda: trata-se apenas de uma ilusão de ótica.

Estas ‘árvores marcianas’ são na realidade areia basáltica negra expelida para a superfície das dunas de areia pelo CO² congelado (gelo seco), quando aquecido pelo Sol. O CO² congelado sublima diretamente em gás carbônico, conforme explicações de Candy Hansen, do time da NASA, missão Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), Universidade do Arizona.

Até hoje não há evidências de nenhum tipo de biologia em Marte, tanto no passado, como no presente.

As dunas de areia formam um anel quase completo em volta do pólo norte de Marte e são cobertas por uma fina camada de areia marciana avermelhada mesclada com trilhas de gelo seco (CO²).

Na primavera marciana, o Sol esquenta o gelo seco causando sua sublimação para gás carbônico e ocorrem pequenas explosões que ejetam jatos de poeira escurecida sobre as dunas.

Hansen comentou:

Julgamos que o que está ocorrendo aqui é que a poeira escura está escorregando abaixo pela face congelada brilhosa da duna.

 Uma erupção de CO² provoca deslizamento

A nuvem de poeira em ação foi capturada pela câmera HiRISE. Fantástico !!!

A nuvem de poeira em ação foi capturada pela câmera HiRISE. Fantástico !!!

Além disso, a câmera HiRISE capturou uma erupção de CO² gerando uma nuvem de poeira (acima), no exato momento da ocorrência. “Se você der um zoom na imagem, verá esta nuvem de poeira e sua tênue sombra”, acrescentou Hansen.

Também são discerníveis nesta imagem as fissuras poligonais no gelo nas dunas (as fissuras desaparecem quando o gelo sublima).

Viking e a face de Marte

Esta ‘ilusão marciana’ não foi a primeira a instigar a imaginação do povo da Terra… Em 1976, uma fotografia de uma formação rochosa em Marte pela Viking 1 da NASA mostrou-nos uma estrutura parecida com uma face escavada na superfície marciana. A foto da Face em Marte (Cidônia) sobrevive como um mito espacial até hoje, embora missões posteriores já nos tenham revelado detalhes que desmistificam esta famosa imagem.

Desde 1976, outras ilusões de Marte têm surgido a partir das imagens das sondas orbitais e dos veículos exploradores, tais como objetos que lembram um ‘pequeno coelho’ e rocha que parecia uma ‘figura feminina’ para uns ou um ‘pé-grande’ para outros.

Os riscos negros que lembram arbustos nesta fantástica imagem parecem falsamente que estão se levantando a partir das dunas de areias, mas isto é uma ilusão de ótica, esclareceu Hansen. “Você está olhando para a face que desliza da duna onde o risco de poeira negra escorre até à borda da duna, onde os riscos de poeira convergem”.

Além disso, os riscos que aqui confundimos com ‘arbustos marcianos’ são enormes, podendo medir até 50 metros de comprimento.

Pareidolia?

Isto nos lembra uma brincadeira feita (I See Mars Faces… Everywhere) por Ian O’Neill em Astroengine onde ele aponta em uma só foto registrada por um jipe explorador em Marte uma lista de semelhanças com objetos familiares. Tente descobrir cada um dos itens, clicando na imagem em alta resolução, aqui. A foto abaixo mostra uma escarpa da cratera Victoria fotografada pelo rover Opportunity em 2006.

https://astroengine.files.wordpress.com/2009/07/mars_faces_astroengine2_lowres.jpg

Olhando um zoom desta imagem, o que você vê? Clique para ver a versão em alta resolução.

|

|

|

|

|

|

|

|

|

|

V

Solução sugerida

Listamos abaixo o que Ian viu nesta imagem:

A: Uma estátua egípcia;
B: Outro curioso artefato arqueológico;
C: Almirante Ackbar de Guerra nas Estrelas de O Império Contra-Ataca;
D: Audrey II, a planta vampira de ‘Pequena Loja de Horrores’;
E: Jabba the Hutt de Guerra nas Estrelas, ou um sapo zangado;
F: Uma cabeça de gorila;
G: Será um alien?
H: Uma face ensandecida?
I: Uma face cubista de Picasso?
J: O alienígena do filme O Predador;
K: Cabeça humana?
L: Outra estátua egípcia, a sua cabeça;
M: Um crânio de humanóide!

Fontes

Space.com: Strange Mars Photo Includes Tantalizing ‘Tree’ Illusion por Ker Than

HiRISE: Falling Material Kicks Up Cloud of Dust on Dunes (PSP_007962_2635) Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

Universe Today: Where In The Universe #86

Bad Astronomy: Another dose of Martian awesome

Astroengine: I See Mars Faces… Everywhere

APOD (2015): Dark Sand Cascades on Mars – Crédito(c): HiRISE, MRO, LPL (U. Arizona), NASA

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights