Asteroide passará perto da Terra?

asteroide terra

Na semana passada, as redes sociais “iluminaram-se” pela 45099547865ª vez com a notícia de um asteroide potencialmente perigoso. E, como sempre, as informações são mentirosas… ou, no mínimo, sensacionalistas.

O asteroide chama-se 2013 TX68 e tem 30 metros de diâmetro (é pequeno).
Ele foi descoberto em 2013 e foi observado durante somente 3 dias. Como foi pouco observado, pouco se sabe da sua órbita. Não é possível ter certezas sobre a órbita exacta do objecto.

No entanto, sabe-se que não colidirá com a Terra, sendo que no próximo dia 5 de Março fará a sua maior aproximação ao nosso planeta: passará a uma distância entre 17 mil quilómetros e 14 milhões de quilómetros de distância da Terra.
(como comparação, a Lua está a uma distância média de 384 mil quilómetros da Terra)

asteroid20160202

Esta passagem no dia 5 de Março vai permitir aos astrónomos determinar com maior precisão a órbita do asteroide.
O asteroide vai poder, talvez, ser detectado com os telescópios especializados em procurar por pequenas pedras (asteroides).

A próxima passagem relativamente perto será a 28 de Setembro de 2017: a probabilidade de impacto na Terra é de 0,000000004 (é mais provável levar com um avião na cabeça do que o asteroide bater na Terra).

Em 2046 e 2097, o asteroide vai voltar para “relativamente perto” da Terra, mas mais longe que em 2017 e por isso com uma probabilidade ainda menor de bater na Terra.

Leiam em inglês no website da NASA, aqui.

3 comentários

  1. É 100% de certeza ele não se chocar mesmo né? 17 mil parece perto, mas confio nos astronomos! Porque a internet esta cada dia pior criando sensacionalismo em cima desse asteróide…

    1. Sim, ele não vai chocar.

      Sim, 17 mil é relativamente perto.
      No entanto, o Apophis, por exemplo, vai passar abaixo da órbita dos satélites geoestacionários (muito mais perto), e não vai bater. 😉

      Ou seja, 17 mil é realmente perto. Mas mesmo assim há certezas que não bate. E outros passam ainda mais perto 😉

      abraços!

    • Olinda Marques on 13/02/2016 at 22:11
    • Responder

    Voces são impagáveis!!!! É una forma divertida, verdadeira e correta de trazer a informação aos escatológicos da internet. Parabéns pelo excelente trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.