Palestra “Exploração Espacial: Do Sistema Solar aos Exoplanetas” | Palestra com Pedro Mota Machado (IA/ESA)

 Do Sistema Solar aos Exoplanetas" | Palestra com Pedro Machado (iA/ESA)

No próximo serão do dia 19 de fevereiro, entre as 20h30 e as 22h30, o OASA irá contar com a presença do Astrofísico açoriano Pedro Mota Machado do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (iA), e colaborador da Agência Espacial Europeia (ESA), que irá desenvolver uma apresentação sobre exploração espacial. Após a apresentação, e caso as condições meteorológicas o permitam, será efetuada uma pequena observação de céu noturno.

Com base no seu trabalho de investigação e colaboração em projetos de exploração espacial, Pedro Mota Machado, cuja atividade principal é focada nas ciências planetárias, irá falar sobre algumas das tecnologias desenvolvidas para e pela exploração espacial do nosso Sistema Solar e de que forma estas nos permitem explorar planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol. Adotando uma linguagem acessível a todo o público, esta apresentação será feita num ambiente informal, num espaço aberto a todo o público interessado. A entrada no centro, para a participação nesta palestra, será totalmente gratuita para estudantes.

Caso não se possa deslocar a Santana, poderá acompanhar a palestra em direto, aqui:

 

Pedro Mota Machado | Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço | Agência Espacial Europeia | ESAPedro Mota Machado é natural de Ponta Delgada onde efetuou os seus estudos secundários. Depois de se formar em física teórica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, completou um mestrado em Astronomia e Astrofísica na mesma universidade. Em 2013 obteve o grau de doutor, em regime de associação entre o Observatório de Paris a Universidade e de Lisboa, com uma tese sobre a Caracterização da dinâmica da atmosfera de Vénus.

Atualmente, continua a sua pesquisa sobre a dinâmica da atmosfera de Vénus, utilizando técnicas de velocimetria Doppler e métodos de seguimento de nuvens (Cloud Tracking). Os métodos Doppler desenvolvidos e aperfeiçoados no âmbito da sua investigação estão neste momento a ser adaptados para o estudo de outros corpos do Sistema Solar.

Colabora com a missão espacial japonesa Akatsuki, fez parte da missão espacial Venus Express da ESA, e é o atual representante em Portugal do consórcio europeu que promove a candidatura da missão espacial ARIEL à seleção da ESA para missão futura, cujo principal objectivo passa pela caracterização das atmosferas de exoplanetas.

Atualmente trabalha no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), afeto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde também tem atividade docente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights