Imprimir orelhas

“Cientistas criaram uma impressora que imprime orelhas, pedaços de osso e músculos feitos com células numa solução à base de gelatina e um polímero que dá a forma desejada ao órgão. Tecnologia inédita pode vir a ser utilizada na medicina regenerativa.”

orelha

“No imaginário da ficção científica há máquinas que produzem tecido humano directamente no corpo de pessoas que foram feridas, curando-as em três tempos. Ainda não estamos aí. Mas a impressora tridimensional criada pela equipa de Anthony Atala, do Instituto Wake Forest para a Medicina Regenerativa, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, aproxima-nos dessa ideia. Esta máquina inédita, em vez de tinta ou de plástico, usa células suspensas numa solução de gelatina e um polímero para criar orelhas, pedaços de osso e músculos que estão vivos, revela um artigo publicado na segunda-feira na revista Nature Biotechnology. Os resultados são importantes para o futuro da medicina regenerativa.”

Um excelente artigo de Nicolau Ferreira para ler no jornal Público, aqui.

Os artigos científicos estão aqui e aqui.

Os “replicators” de Star Trek começam a dar os primeiros passos 😉

2 comentários

    • Sérgio Freire on 18/02/2016 at 18:18
    • Responder

    Está chegando um tempo em que viagens estelares não serão mais impossíveis por causa da duração de uma vida humana.
    Só fico imaginando um dilema que vai surgir: Se a morte vai ser apenas uma opção, do que vão viver as religiões que dependem da crença de que Ela é o único jeito de ter uma vida e saúde eterna?

    1. Acredito que essas mesmas religiões não permitiram tal avanço.. provavelmente chegara um época em que voltaremos a idade das trevas =D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights