17 de fevereiro de 2016: lançamento do observatório espacial de Raios-X Hitomi da JAXA

17 de fevereiro de 2016

Lançamento do observatório de raios-X Hitomi da JAXA

Lançamento do Hitomi, o observatório espacial de raios-X japonês – crédito da imagem: F. Scott Porter (NASA, Goddard Space Flight Center)

Em 17 de fevereiro de 2016 às 08:45UTC o foguete H-IIA partiu para o espaço a partir da base de lançamento da JAXA (Tanegashima Space Center), localizado na costa sudeste do Japão.

A bordo o H-IIA levou o satélite astronômico de observação de raios-X ASTRO-H, que agora está em órbita.

Desenhado para explorar as condições extremas do Cosmos desde buracos negros até massivos aglomerados de galáxias, o observatório japonês foi equipado com telescópios de raios-X com tecnologia de ponta e instrumentos sensíveis às energias dos fótons entre 300 até 600.000 elétron-Volts (eV). O observatório transporta quatro instrumentos: SXS (Soft X-ray Spectrometer), SXI (Soft X-ray Imager), HXI (Hard X-ray Imager), SGD (Soft Gamma-ray Detector), SXT (Soft X-ray Telescope) e o HXT (Hard X-ray Telescope).

Para efeito de comparação, a luz visível, do vermelho ao violeta, tem energias da ordem de ‘apenas’ 2 a 3 eV.

Seguindo a antiga tradição japonesa de renomear satélites depois de lançamentos bem-sucedidos,  o ASTRO-H foi apelidado do “Hitomi”, inspirado por uma antiga lenda de dragões. Hitomi significa “a pupila do olho”.

Dispositivos do Hitomi – crédito: JAXA