IC 1848: a nebulosa da Alma por Roberto Colombari

http://i0.wp.com/apod.nasa.gov/apod/image/1602/Soul_Colombari_1824.jpg

IC 1848 por Roberto Colombari

Estrelas estão se formando na Alma da Rainha da Etiópia (Cassiopeia), mais especificamente, dentro de uma grande região de formação estelar chamada de Nebulosa da Alma (IC 1848).

Essa nebulosa reside na direção da constelação de Cassiopeia, a qual, de acordo com mitologia grega, foi a vaidosa mãe de Andrômeda e esposa do Rei Cepheus, que governou as terras altas que envolviam o rio Nilo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cassiopeia_(m%C3%A3e_de_Andr%C3%B3meda)

La Délivrance d’Andromède:

Cefeu e Cassiopeia agradecem a Perseu por ter salvo a princesa Andrômeda – Pintura de Pierre Mignard, 1679, Museu do Louvre

Nebulosa da Alma hospeda diversos aglomerados estelares abertos, a poderosa fonte de emissão de radio W5 e grandes bolhas remanescentes de ventos gerados por jovens estrelas massivas.

A nebulosa IC 1848 se localiza a 6.500 anos luz de distância e tem um diâmetro de cerca de 100 anos luz.

Em geral a Nebulosa da Alma é retratada ao lado da sua vizinha celestial, a Nebulosa do Coração (Heart Nebula – IC 1805).

A imagem em destaque aparece em tons preponderantes de vermelho devido à emissão principal de uma específica tonalidade de luz gerada pelo hidrogênio gasoso excitado.

https://en.wikipedia.org/wiki/Cassiopeia_%28mythology%29

A punição de Cassiopeia infligida por Poseidon: Cassiopeia como uma constelação, sentada nos céus eternamente amarrada a uma cadeira. Crédito: Hyginus, Poeticon Astronomicon. “U.S. Naval Observatory Library”

Fonte

APOD: IC 1848: The Soul Nebula – crédito da imagem©: Roberto Colombari

._._.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights