Nebulosas escuras através da constelação do Touro por Oliver Czernetz

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/Barnard18Taurus_POSS2_1800.jpg

A nuvem Barnard 18 na constelação de Touro – Imagem processada por ©: Oliver Czernetz – Dados fornecidos por: Digitized Sky Survey (POSS-II)

Até mesmo a poeira cósmica escura no espaço interestelar pode sugerir uma beleza serena. Um lugar assim surge na direção da constelação do Touro (Taurus). Os filamentos na imagem em destaque podem ser encontrados nos céus entre o aglomerado estelar das Plêiades e a Nebulosa da Califórnia. Essas nuvens de poeira são conhecidas não pelo seu brilho, mas sim pelo seu grau de absorção e opacidade.

Diversas estrelas brilhantes são visíveis com sua luz azulada sendo observadas refletidas na opaca poeira marrom/castanha. Outras estrelas parecem incomumente avermelhadas à medida que sua luz atravessa as colunas de poeira escura, sendo a cor vermelha a luz remanescente, já que os tons de azul são dispersos.

Além disso, mais estrelas estão atrás dos pilares de poeira tão densa que suas luzes não são observáveis nessa imagem telescópica, no espectro visível.

Embora o quadro nos traga uma aparência serena, o cenário retratado é na realidade um contínuo tumulto e renascimento. Isso é causado pelos massivos nós de gases e poeira que gravitacionalmente colapsam para formar novas estrelas, estrelas estas que não só criam mais poeira em suas atmosferas como também destroem as nuvens antigas com sua energética radiação e seus ventos de partículas.

Fonte

APOD: Dark Nebulas across Taurus – Imagem processada por ©: Oliver Czernetz – Dados fornecidos por: Digitized Sky Survey (POSS-II)

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights