Exoplaneta com a órbita mais excêntrica

ilustração artística do planeta HD 20782. Crédito: NASA

ilustração artística do planeta HD 20782b. Crédito: NASA

Uma equipa de astrónomos, liderada por Stephen Kane, descobriu um planeta extrasolar com a órbita mais excêntrica conhecida.

No ponto mais distante da órbita está 2,5 vezes mais distante da sua estrela que a Terra está do Sol; mas no periélio está muito mais próximo da sua estrela do que Mercúrio está do Sol.

A órbita é tão elíptica que se pode considerar similar às órbitas dos cometas.
No entanto, o planeta tem uma massa similar à massa de Júpiter.

O gráfico mostra a órbita do exoplaneta HD 20782b, caso estivesse no nosso sistema solar. A órbita deste planeta parece-se mais com a órbita dos cometas, fazendo com que seja o planeta com a órbita mais excêntrica.

O gráfico mostra a órbita do exoplaneta HD 20782b, caso estivesse no nosso sistema solar. A órbita deste planeta parece-se mais com a órbita dos cometas, tornando-o no planeta com a órbita mais excêntrica.

Ainda não se sabe a causa para a órbita ser tão elíptica.
No entanto, algumas hipóteses são:
– originalmente havia mais do que um planeta naquela zona, e a interação gravitacional deles (talvez quase colisão) fez com que um dos planetas saísse do sistema e o outro passasse a ter uma órbita bastante elíptica;
– como é um sistema binário de estrelas, talvez tenha sido a outra estrela a alongar substancialmente a órbita deste planeta.

O planeta chama-se HD 20782b e encontra-se a 117 anos-luz de distância da Terra.

Fontes:
Comunicado de imprensa