Química

O canal Socratica explica vários assuntos de Química:

tabela periodica socratica

Os Primeiros Modelos Atómicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr):

Ligações Iónicas:

“Ligações Iónicas são uma das três principais forças intramoleculares, assim como ligações covalentes e ligações metálicas. As ligações iónicas são muito fortes devido à poderosa atração eletrostática entre os iões opostos (um catião metálico e um anião não metálico). Apesar disso, muitos compostos iónicos se dissolvem facilmente em água.
Mostramos dois exemplos da formação de uma ligação iónica, utilizando a notação de estrutura de pontos de Lewis.”

Metais e Ligações Metálicas:

“Ligações metálicas são um dos três tipos de forças intramoleculares, junto com ligações iónicas e ligações covalentes. Metais são brilhantes, maleáveis, dúcteis e bons condutores térmicos e elétricos.
Neste vídeo explicamos a conexão entre a natureza das ligações metálicas e estas características típicas.”

Ligações Covalentes Polares e Apolares:

“Ligações covalentes são um dos três tipos principais de forças intramoleculares junto com ligações iónicas e ligações metálicas. Ligações covalentes podem ser polares ou apolares dependendo da eletronegatividade dos átomos envolvidos na ligação.
Mostramos cinco exemplos de ligações covalentes usando a estrutura de pontos de Lewis: HF, CO2, H2, H2O e CCl4.”

Tabela Periódica:

“A tabela periódica é a ferramenta mais preciosa que os químicos têm para organizar informação química. Sem ela, a Química seria caótica, uma grande confusão de informações aparentemente sem nexo. O que faz da tabela periódica algo tão valioso é que ela pode ser usada como ferramenta de previsão. Pode-se prever muita coisa sobre o comportamento químico de um elemento quando sabemos onde ele está localizado na tabela periódica.”