Descobertas as galáxias mais incrivelmente Luminosas

Kevin Harrington. Crédito: Keith Bedford/Globe staff

Um grupo de astrónomos observou as galáxias mais luminosas do Universo (até agora).
As galáxias previamente mais luminosas, chamadas de ultra-luminosas ou hiper-luminosas, nem sequer lhes chegam perto em luminosidade.

Kevin Harrington é um estudante de licenciatura em astronomia e o principal investigador deste estudo. Ele disse: “Não há termo científico para descrever estas galáxias, por isso decidimos chamá-las informalmente de absurdamente luminosas.”

Elas são 100 triliões de vezes mais luminosas que o Sol. Teoricamente, nem deviam de existir já que não estão de acordo com os modelos, por isso não foram sequer previstas.
Parte do seu brilho foi amplificado pelo fenómeno da lente gravitacional. Mesmo assim, só parecem 10 vezes mais luminosas do que realmente são.

A sua luminosidade deverá querer dizer que estão a criar estrelas a um ritmo impressionante: uma estrela a cada hora!

As galáxias têm aproximadamente 10 mil milhões de anos de idade (diz-se 10 bilhões, no Brasil). Assim, formaram-se cerca de 4 mil milhões de anos após o Big Bang.

Leiam o comunicado de imprensa e o artigo científico.