O Cinturão e a Espada de Orion sobre o Vulcão Teide em Tenerife por Cesar & Carlos Tedejor

O Cinturão e a Espada de Orion sobre o Vulcão Teide nas Ilhas Canárias por Cesar & Carlos Tedejor

O sul da famosa constelação de Orion, o mítico caçador, aparece nessa astrofotografia de uma forma pitoresca, posando sobre um famoso vulcão.

Localizado nas Ilhas Canarias próximo à costa noroeste da África, o pico Teide, coberto de neve, é um dos maiores vulcões na Terra.

Observando a imagem, abaixo do pico do vulcão, notam-se luzes de um grupo de alpinistas que tencionam subir ao cume do monte Teide antes do Sol nascer.

Nessa composição de várias exposições tomadas por Cesar e Carlos Tedejor, a partir de uma mesma posição em fevereiro de 2016, as três icônicas estrelas do cinturão de Orion (Alnitak, Alnilam e Mintaka) são visíveis exatamente acima do pico, enquanto que a famosa Nebulosa de Orion (M42) e o resto da espada de Orion destacam-se logo além da parede inclinada esquerda do vulcão.

Também visível nesta notável imagem de longa exposição celeste está a famosa Nebulosa da Cabeça de Cavalo (Barnard 33), que surge de ‘cabeça para baixo’ como uma mancha negra sobre a avermelhada nebulosa de emissão (IC 434) à esquerda do Cinturão de Orion.

Além dessas maravilhas, completando o panorama celeste, vemos a fotogênica Nebulosa da Chama (ou Flama), evidente logo acima e à direita da Cabeça de Cavalo.

APOD: Orion’s Belt and Sword over Teide’s Peak – crédito da imagem©: Cesar & Carlos Tejedor