Ocultação de Vénus pela Lua

Quando um astro passa pela frente de um outro astro, encobrindo-o completamente (para um determinado observador) diz-se que há uma ocultação. As ocultações mais frequentes no Sistema Solar, ocorrem quando a Lua passa pela frente de um planeta ou de uma estrela ou então, quando um dos satélites de um planeta (por exemplo Júpiter) passa por detrás do planeta.

Amanhã de manhã, para observadores em Portugal, a Lua vai ocultar Vénus. Infelizmente, a ocultação ocorre durante o dia, estando a Lua cerca de 16º a Oeste do Sol. Estes dois factores não facilitam em nada a observação e, apesar de ambos os astros serem muito brilhantes, não é provável que se consiga ver o fenómeno a olho nu.

No entanto, sabendo-se para onde olhar e com o auxílio de uns binóculos, talvez seja possível observar Vénus a desaparecer por detrás do bordo iluminado (ingresso) e reaparecer (egresso) por detrás do bordo escuro da Lua (que será o lado mais afastado do Sol). No entanto, estando o Sol tão perto da Lua, a apenas 16º de distância angular, o uso de binóculos é muito perigoso. É muito importante que se mantenha o Sol encoberto por um edifício ou um muro.

Nunca mas mesmo NUNCA procurem a Lua com os binóculos, estando o Sol desimpedido e ali tão perto. Manter o Sol tapado por um muro é fácil e, além da segurança para os olhos, aumenta a probabilidade de verem Vénus e a Lua porque, mantendo-se totalmente na sombra, livram-se de um pouco do brilho solar.

O fim da ocultação, que termina quando Vénus surge por detrás do bordo escuro da Lua ocorre a horas ligeiramente diferentes de acordo com a localização do observador.
Para um observador no Porto: ingresso às 7h56m57s e egresso às 8h46m08s.
Para um observador em Lisboa: ingresso às 7h50m23s e egresso às 8h43m38s.
Para um observador em Faro: ingresso às 7h46m40s e egresso às 8h43m30s.
(Efemérides gentilmente calculadas por Filipe Dias, do CCVAlg).

Vénus ocultado pela Lua

Reformulando, para se observar o evento, deve-se colocar o Sol obstruído por um muro ou edifício e olhar para o local aproximado onde calculamos que o Sol estará daí a uma hora. A Lua está cerca de 16º para Oeste, ao longo da eclíptica, o que corresponde sensivelmente à distância angular que o Sol irá percorrer na hora seguinte.

Ocultação de Vénus

Boas observações.

1 comentário

  1. rs ja sabia disso através de um aplicativo , boa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights