A ocultação de Vênus e a Lua crescente por Rosenberg & Daniel López

http://apod.nasa.gov/apod/image/1604/OccultVM_lopez_3frames6-4-16.jpg

Essa série de telefotos mostra o fenômeno da ‘ocultação de Vênus pela Lua crescente’ em três quadros – créditos da imagem©: A. Rosenberg, D. López (El Cielo de Canarias) / IAC

O planeta do Sistema Solar interior Vênus em fase cheia e uma fina Lua crescente são objetos geralmente encontrados próximos do Sol nos céus terrestres.

Essa imagem capturada na madrugada de 6 de abril de 2016, a partir de uma sequência de fotos, mostra a Lua e Vênus subindo nos céus logo antes do nascer do Sol.

Os vários domos do Observatório Teide no topo da montanha, situado na afortunada ilha de Tenerife, aparecem em silhuetas contra a luz solar matinal.

De facto, a série de telefotos mostra o fenômeno chamado ‘ocultação de Vênus pela Lua crescente’ em três quadros. Longe da Terra, em sua órbita em torno do Sol, Vênus está praticamente na sua fase cheia, 96% iluminado pelo Sol quando visto da Terra. Em contrapartida, a Lua perto do perigeu (sua maior aproximação da Terra anual), mostra seu disco 2% iluminado.

Visível nas primeiras duas fotos da sequência, o planeta Vênus desaparece na terceira foto, pois se deslocou para trás do fino arco lunar luminoso. Os 5 minutos da interessante ocultação de Vênus pela Lua crescente podem ser vistos compactados em 15 segundos no vídeo abaixo (vimeo).

A ocultação de Vênus pela Lua crescente em 06/04/16 – video de Daniel López em Vimeo.

Fonte

APOD: Full Venus and Crescent Moon Rise – créditos da imagem©: A. Rosenberg, Daniel López (El Cielo de Canarias) / IAC

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights