Vulcões de lama em Acidalia Planitia

colinas_Acidalia_Planitia_HiRISE_MRO_120216Possíveis vulcões de lama em Acidalia Planitia, na superfície de Marte. Imagem obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, a 12 de fevereiro de 2016.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Esta imagem mostra uma pequena porção de uma imensa planície repleta de colinas circulares com cerca de 1 quilómetro de diâmetro, localizada junto à cratera Bonestell, no extremo sul de Acidalia Planitia. Formadas sobre espessas camadas de antigos sedimentos aluviais, estas estruturas são muito provavelmente vulcões de lama edificados por antigas erupções de misturas pressurizadas de água e depósitos rochosos muito finos, acumuladas a centenas de metros ou quilómetros abaixo da superfície.

Os cientistas estão bastante interessados nestas colinas porque os sedimentos trazidos do interior da crusta marciana poderão conter materiais orgânicos capazes de providenciar possíveis evidências da presença, atual ou passada, de formas de vida microbiana na superfície de Marte. Acidalia Planitia reúne uma das maiores concentrações destas estruturas, pelo que esta região é um dos alvos primários para futuras missões ao planeta vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights