Humanos e Alterações Climáticas estão a “desviar” o Polo Norte

polo-norte-se-move-21

O eixo de rotação nos corpos planetários não é estático. Na Terra, o mesmo se passa: o eixo de rotação vai mudando. A Terra (tal como os outros corpos) não é uma esfera perfeita, sendo que a sua massa vai-se movimentando.

Desde 1899 que se mede o eixo de rotação da Terra, e sabe-se que o polo norte se movia 7 centímetros por ano para oeste, em direção a Hudson Bay, no Canadá.
Não se tem certeza da causa disto acontecer, mas pensa-se (hipótese mais provável) que será devido à perda da camada de gelo Laurentide, que cobriu o Canadá e grande parte do norte dos EUA durante a última era do gelo.

No entanto, surpreendentemente (ou nem tanto, já que movimentações são normais), por volta do ano 2000, o polo norte começou a migrar para o leste, duas vezes mais rápido do que anteriormente.
Os cientistas do JPL da NASA tentaram compreender as causas para esta mudança e chegaram a algumas conclusões interessantes. Parecem existir duas causas: o derretimento das camadas de gelo na Gronelândia e mudanças na distribuição global da água armazenada no solo terrestre. Ou seja, é uma combinação de mudanças climáticas com o facto dos humanos moverem grandes volumes de água subterrânea através do bombeamento de água.

polo-norte-se-move-1

Leiam no Gizmodo Brasil e artigo científico.

1 comentário

    • Adérito Veloso on 26/04/2016 at 12:02
    • Responder

    Muito interessante…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights