Rover Opportunity regista de forma espetacular redemoinho de poeira em Marte

pia20012-1041

Do alto de uma pequena colina, o rover Opportunity registou uma bela imagem de um “dust devil” varrendo o vale abaixo do ponto onde ele se encontrava.

Essa imagem foi feita com a câmera traseira do Opportunity, por isso é possível ver as marcas de suas rodas no talude da face norte da Knudsen Ridge, que forma a parte sul da borda do Marathon Valley.

O Opportunity fez essa imagem usando a chamada Navigation Camera, a NAVCAM, no dia 31 de Março de 2016, durante o seu dia de trabalho em Marte, número 4332.

Os “dust devils”, eram fenômenos comuns para o rover gêmeo do Opportunity, o Spirit, enquanto explorava a Cratera Gusev. Já para o Opportunity, os “ dust devils” não são tão comuns assim.

Como na Terra, os “dust devils”, ou redemoinhos de poeira são criados por uma coluna ascendente de ar quente. Quando a coluna começa a girar rápido o bastante, ela retira os minúsculos grãos de poeira do solo, fazendo com que o vórtice seja visível.

Durante o percurso para atingir o topo da Knudsen Ridge, o rover Opportunity se inclinou por 32 graus, a maior inclinação já feita por um rover em Marte.

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights