Alinhamento de Buracos Negros

Imagem de rádio que mostra a região Elais-N1, com jatos de galáxias alinhados. Crédito: Prof. Russ Taylor

Imagem de rádio que mostra a região Elais-N1, com jatos de galáxias alinhados.
Crédito: Prof. Andrew Russ Taylor

Astrónomos na África do Sul (Universidade de Cape Town e Universidade de Western Cape) descobriram um misterioso alinhamento de buracos negros supermassivos no centro de galáxias!
O alinhamento está nos seus jatos de rádio. Os buracos negros estão a girar na mesma direção. Os jatos estão orientados na mesma direção.

A causa disto deverão ser flutuações de massa no universo primordial, que levou à formação de galáxias nessa zona (e tempo primordial) com eixos de rotação similares.

Isto implica que existe uma rotação coerente na estrutura deste volume de espaço que foi formado a partir das flutuações da massa primordial. Essas flutuações semearam a criação da estrutura em larga escala do Universo.

Assim, dentro da estrutura em larga escala, existem regiões onde os eixos de rotação de galáxias estão alinhados. Existem orientações preferenciais na estrutura em larga escala.

O que levou estas perturbações no universo primordial a influenciarem a formação de galáxias de modo a provocar este alinhamento? Não se sabe. Talvez fossem campos magnéticos cósmicos, talvez fossem campos com axiões (partículas exóticas), talvez fossem cordas cósmicas, ou talvez fosse outra causa a provocar este alinhamento nas galáxias.
Quiçá até existirão alinhamentos em escalas maiores que grupos de galáxias…

Como a distribuição da rotação em grande escala nunca foi prevista nos modelos teóricos, o professor Romeel Dave disse: “Isto não foi previsto. Tendo por base a nossa compreensão atual da cosmologia, esta é uma descoberta bizarra”.

Fontes: Comunicado de Imprensa, Artigo Científico, Artigo Científico.