Marte poderá ter um sistema de anéis no futuro

Marte poderá ter um sistema de anéis daqui a algumas dezenas de milhões de anos.

Crédito da ilustração: Tushar Mittal

Crédito da ilustração: Tushar Mittal

Entre 20 e 40 milhões de anos, Fobos, a maior lua de Marte, será destruída e irá criar um sistema de anéis ao redor de Marte, de acordo com os pesquisadores planetários Tushar Mittal e Benjamin Black da Universidade da Califórnia.

A órbita da lua marciana Fobos está gradualmente espiralando em direção a Marte e a lua está experimentando um aumento nas tensões de maré.

De acordo com Mittal e Black, Fobos será destruída provavelmente antes de atingir a superfície de Marte, deixando um sistema de anéis que deve persistir por cerca de 100 milhões de anos.

Num estudo publicado na revista Nature Geoscience, eles estimaram o quão coesa é a pequena lua e concluíram que ela não terá força suficiente para resistir às forças de maré.

“Nossas análises sugerem que boa parte de Fobos é composta de um material fraco e altamente danificado”, dizem os cientistas.

“Nós sugerimos que – com a contínua migração da lua – o material mais fraco irá se dispersar em 20 a 40 milhões de anos para formar um anel marciano. Qualquer fragmento grande de Fobos que seja forte o suficiente para escapar da força de maré, irá colidir com Marte com uma velocidade de impacto baixa e oblíqua”.

“Nós previmos que esse anel irá persistir de 1 a 100 milhões de anos e irá inicialmente ter uma densidade comparável à dos anéis de Saturno”.

Para estimar a resistência de Fobos, Black e Mittal observaram os dados de rochas fraturadas de forma similar na Terra e de meteoritos que atingiram nosso planeta e que têm uma densidade e uma composição similares à da lua marciana.

Os cientistas também restringiram a resistência de Fobos com base nos resultados das simulações da massiva cratera Stickeney, que se formou no passado quando uma rocha atingiu Fobos e quase destruiu a lua.

“Não é claro se a poeira marciana e o anel de detritos será visível da Terra, já que a poeira não reflete muita luz do Sol, enquanto que o gelo presente nos anéis dos planetas externos, faz com que eles sejam visíveis”, disse Mittal.

“Mas o anel pode refletir luz suficiente para fazer Marte ficar um pouco mais brilhante quando visto da Terra, e através dos telescópios as sombras dos anéis poderão ser vistas na superfície de Marte”.

“Estar na superfície de Marte daqui a algumas dezenas de milhões de anos, fará com que você tenha uma visão espetacular”, disse o Dr. Black.

Fonte: Sci-news

2 comentários

  1. Parabéns pelo bom artigo. Gostei de ler.
    Para um futuro explorador interplanetário desse futuro distante, será uma visão espectacular. Mas provavelmente já não será um explorador da espécie homo sapiens sapiens…

    Entretanto, pensando no assunto, ocorre-me que Marte tem um campo gravítico relativamente pequeno e Fobos já orbita a menos de 6000 km da superfície de Marte. Na eventualidade de o pequeno satélite não ser suficientemente coeso, vai-se partir em pequenos pedaços, mas há alguma estimativa para a altitude a que se começará a fragmentar? É que se essa fragmentação se der a algumas centenas de quilómetros de altitude, o arrastamento atmosférico provocado pela fricção com as moléculas de ar na alta atmosfera fará o anel desaparecer muito rapidamente. Muito mais rápido que a estimativa de 1 a 100 milhões de anos, não acha?

  2. Muito Bom , só to esperando o video no spacetoday rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights