As 10 Maiores Estrelas Conhecidas do Universo

UY_Scuti_size_comparison_to_the_sun_(1)

Alguns pontos importantes sobre a lista das 10 maiores estrelas do universo:

1 – Todas as estrelas aqui listadas tiveram seu tamanho comparado ao raio do Sol que é de aproximadamente 695.500 quilômetros.

2 – Existem muitas incertezas na determinação do tamanho de determinadas estrelas, pois elas podem ser estrelas variáveis, podem ser estrelas ainda mergulhadas num disco de poeira, etc. Essas variáveis prejudicam a medição precisa do tamanho. Provavelmente você encontrará listas que divergem um pouco dessa, não nas estrelas, mas provavelmente na colocação delas. Essa divergência surge dessas incertezas.

3 – Existem razões teóricas para se esperar que nenhuma estrela na Via Láctea seja maior do que aproximadamente 1500 vezes o raio do Sol, com base nos modelos de evolução estelar e na Zona de Instabilidade Hayashi. O limite exato depende da metalicidade da estrela; assim, por exemplo, estrelas do tipo super-gigantes nas Nuvens de Magalhães possuem limites levemente diferentes de temperatura e luminosidade. Estrelas que excedem esse limite são vistas passando por grandes erupções e mudam o seu tipo espectral no intervalo de poucos meses.

Por todos esses pontos a pesquisa não é fácil de ser feita, e por esse motivo também a lista não é completa e nem definitiva, ela pode sofrer alterações.

Outro ponto importante: a lista não leva em conta a luminosidade nem o brilho aparente das estrelas; essas seriam outras listas que deveriam ser construídas.

As 10 Maiores Estrelas do Universo são:

1 – UY Scuti: 1708 x Raio Solar
2 – NML Cygni: 1642 x Raio Solar
3 – RW Cepehei: 1636 x Raio Solar
4 – WOH G64: 1540 x Raio Solar
5 – Westerlund 1-26: 1530 x Raio Solar
6 – VX Sagittarii: 1520 x Raio Solar
7 – VV Cephei A: 1500 x Raio Solar
8 – VY Canis MAjoris: 1420 x Raio Solar
9 – KY Cygni: 1420 x Raio Solar
10 – AH Scorpii: 1411 x Raio Solar

3 comentários

  1. Muito bom

    • Fernando Brandão on 04/05/2016 at 10:03
    • Responder

    Do Universo? Ou apenas da parte do Universo que conhecemos? Parece-me que faz toda a diferença.

  2. Somos invisiveis, quase imateriais perante a grandeza do Unimultverso sideral!
    Acho que isso significa o quanto devemos dar valor à vida, nossa e de todos seres vivos, ao nosso Pálido Planeta Azul ♡ Terra, Mãe Gaia, ao nosso “pequeno “equilibrado, Sistema Solar, e a nossa Via Láctea! que nos contendo contém “Vida”!♡ muito tudo isso! Obrigada ☆☆☆☆☆

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights