Entendendo o Campo Magnético do Sol

sol campo magnetico

O nosso Sol é conhecido como sendo uma fonte de luz visível no nosso Sistema Solar, além de ser fonte de calor e energia.

Porém uma grande parte da sua influência no nosso sistema é guiada por um aspeto pouco percebido pelos seres humanos: o campo magnético.

Boa parte da fotosfera do Sol tem um campo magnético com uma intensidade de alguns gauss, enquanto que as regiões ativas, aquelas encontradas ao redor das manchas solares, podem ter campos magnéticos com uma intensidade que chega a milhares de gauss. Essa intensidade do campo magnético solar é medida hoje por sondas especializadas como a HMI e o SDO.

Entender como se comporta o campo magnético solar é de suma importância, pois ele é responsável por fenômenos importantes como as explosões solares, explosões essas que têm um efeito direto na Terra, gerando as belas auroras, mas que também empurram uma grande quantidade de partículas carregadas pelo meio interplanetário e que podem e afetam de forma direta toda a frota de sondas que viaja pelo nosso Sistema Solar

De maneira simplificada, o campo magnético do Sol é responsável pelo que chamamos de clima espacial.

Para entender como se comporta o campo magnético do Sol, os cientistas usam os dados coletados pelos observatórios solares e pelas sondas que observam a nossa estrela para construir modelos computacionais que mostram como o campo magnético do Sol é acima da fotosfera e é o que é mostrado nesse vídeo.

No vídeo é possível ver as linhas de cor roxa e verde que representam as polaridades norte e sul do campo. Essas linhas não se fecham na superfície do Sol e viajam para muito além dele no espaço interestelar. Essas linhas acabam se conectando a enormes distâncias do Sol.

As linhas brancas são as chamadas linhas fechadas do campo magnético, elas saem da superfície do Sol e depois retornam se fechando. Essas linhas às vezes entram em interação entre elas causando grandes explosões e outros efeitos.

Muitas vezes o Sol está tranquilo, mas às vezes esses loops magnéticos se fecham causando as explosões solares, as flares e até mesmo explosões maiores conhecidas como Ejeção de Massa Coronal, as CMEs.

Só com modelos como esse é possível entender o que acontece com o campo magnético do nosso Sol, e assim podermos entender como é o clima espacial que afeta diretamente nossa vida aqui na Terra.

• Carla Bocchese on 21/08/2017 at 13:59

Obrigada pela postagem do video.

• VAULDIR COSTA ANUNCIATO on 13/07/2017 at 16:04

MUITO OBRIGADO PROFESSOR CARLOS POR TER ME DADO ESSA ATENÇÃO;
    SERÁ E FOI DE GRANDE PROVEITO COM CERTEZA ESTAS RESPOSTAS.
    UM ABRAÇO
    E ATÉ MAIS.
    VAULDIR.

• VAULDIR COSTA ANUNCIATO on 10/07/2017 at 14:25

OBRIGADO PELO RESUMO E SIGO QUERENDO MAIS CLARO.

PROFESSOR CARLOS TODO O SISTEMA SOLAR TEM PLANETAS QUE ESTÃO INCLINADOS EM SEUS EIXOS.

POR VOLTA DE 10 MIL ANOS NOSSO GLOBO INCLINOU SEU EIXO E DIZEM SER EM 23 GRAUS.

PERGUNTO SE HÁ MODELOS CIENTÍFICOS DE CENÁRIOS COM PLANETAS GIRANDO NA VERTICAL?.

E SE OS FATOS INTERVENTORES HÁ CERCA DE 10 MIL ANOS, SE ISSO FOI UMA MUDANÇA CLIMÁTICA FORÇADA?

SE TAL FENÔMENO QUE AFETOU NO NOSSO GLOBO – ALI MAIS AO NORTE ATLÂNTICO – ELE PODERIA TER FORÇAS PARA REBATENDO ATUAR EM ONDAS SOBRE O SISTEMA SOLAR E INCLINANDO A TODOS OS PLANETAS DO SISTEMA?.

OBRIGADO PROFESSOR CARLOS.FORTE ABRAÇO. VAULDIR.

1. Onde leu que foi há 10 mil anos?
      Não foi…

Mudanças climáticas afetam o clima, não o eixo da Terra…

• VAULDIR COSTA ANUNCIATO on 11/07/2017 at 12:56

OBRIGADO PELA ATENÇÃO PROFESSOR CARLOS.

-PODERIA ME DIZER ENTRE AS TEORIAS, QUANDO QUE O NOSSO GLOBO ELE INCLINOU, E OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR, E QUAL A CAUSA NATURAL?.A ULTIMA ERA GLACIAL FEZ ISTO?

-OQUE FAZ UM GLOBO COMO URANO TRANSLADAR QUASE QUE DEITADO NO SISTEMA SOLAR, TEMOS TEORIAS CORRENTES?

VÊNUS NÃO TEM SATÉLITES NATURAIS..OS OUTROS GLOBOS POSSUEM.
        -VÊNUS PERDEU SATÉLITES?..

-PARA QUE SERVE ESSENCIALMENTE UM SATÉLITE PARA O GLOBO – HÁ TEORIAS CORRENTES?..

PROFESSOR CARLOS UMA ÚLTIMA QUESTÃO:-
        – QUAL A DIFERENÇA DENTRO DA ASTRONOMIA ENTRE A GRAVITAÇÃO E CAMPO MAGNÉTICOS.?

OBRIGADO PROFESSOR CARLOS PELA ATENÇÃO.
        ATÉ MAIS.
        UM ABRAÇO.
        VAULDIR.

1. As inclinações são devidas a colisões.
        Quando o sistema solar se formou (quando os planetas se formaram) existiam muitas colisões de planetesimais (que crescem, levando a planetas). Por isso, a grande maioria das inclinações do eixo vêm dessa época há 4,5 mil milhões de anos (4,5 bilhões de anos, no Brasil).

Urano tem uma inclinação maior provavelmente devida a uma colisão posterior de grande porte.
        O mesmo acontece com Vénus que roda no seu eixo muito devagar (um dia em Vénus é maior que o ano). Também terá sido devido a uma grande colisão.
        É o que se pensa… não há evidências concretas.
        Não são teorias (factos comprovados), mas sim hipóteses 😉

Vénus não terá tido satélites, ou se os teve terão sido perdidos rapidamente.
        Vénus é pequeno (como a Terra), logo não tem grande gravidade (como Jupiter tem, por exemplo), e está mais perto do Sol o que faz com que esses satélites eventualmente “prefiram” gravitacionalmente o Sol.

Os satélites são temporários. A nossa Lua acabará “fugindo” da Terra. Isso só não vai acontecer porque o Sol irá “morrer” antes. Se o Sol vivesse 100 bilhões (no Brasil) de anos, a nossa Lua acabaria por “fugir” da Terra.
        Outras luas tendem a colidir com o planeta, como acontecerá com as luas de Marte, que são meros asteroides que foram capturados pelo planeta vermelho.

O consenso atual é que luas grandes, como a nossa em relação ao planeta, podem estabilizar o planeta.
        Mas existem estudos mais recentes que apontam que esse efeito não é nada de especial.

A Gravitação e o Eletromagnetismo são atualmente no Universo duas forças que se entendem de forma diferente:
        Se está preso à superfície da Terra, está a utilizar a Gravidade.
        Se está a utilizar um telemóvel/celular, está a utilizar o eletromagnetismo.

• VAULDIR COSTA ANUNCIATO on 08/07/2017 at 14:56

EXISTE UM CENTRO MATEMÁTICO DE TODO O SISTEMA SOLAR…É FATO PROVADO QUE NOSSA ESTRELA OCUPA ESTE CENTRO?..O SOL OCUPA TODO SEU TEMPO DE ROTAÇÃO ESSE CENTRO?..OU É POSSÍVEL O SOL ESTAR GIRANDO EM TORNO DE UM CENTRO MATEMÁTICO MAGNÉTICO?..FORÇANDO A UMA EQUAÇÃO..DE 3 VARIÁVEIS..PLANETA, SOL E CENTRO SOLAR??..A TRANSLAÇÃO ACIDENTADA DO PLANETA, ORA CIRCULAR, ORA EM ELIPSES ELA SE EXPLICA..CLASSICAMENTE..MAS PODERIA SER DEVIDO ESTAS 3 VARIÁVEIS..??..É POSSÍVEL CONFIAR IDEOLOGICAMENTE 100% NO TRABALHO DA NASA..QUE É DE FATO CIENTIFICAMENTE FABULOSO??..PARABÉNS E UM ABRAÇO.

1. Sim, obviamente deve-se confiar na NASA.

Independentemente de ser o Sol ou não, existe sempre um centro de massa.
      No sistema Terra-Lua existe um centro de massa, por exemplo, que obviamente não é o centro da Terra.

Com o Sol e os planetas, é a mesma coisa.