Famoso sinal WOW foi explicado?

Wow_signal

O sinal WOW é extremamente famoso nos círculos astrobiológicos. Durou 72 segundos há 39 anos. Teria sido enviado por uma civilização extraterrestre? Não se sabe, porque nunca mais foi detectado. E sem confirmação (nova detecção), nada se pode fazer.
A mensagem que enviamos a partir de Arecibo durou somente 3 minutos e também só foi enviada por uma vez…
Bem, voltando ao sinal WOW, aprendam tudo sobre ele neste nosso artigo.

Agora, o professor de astronomia Antonio Paris, do St. Petersburg College, na Florida, que foi um dos analistas do Departamento de Defesa dos EUA, diz que a causa podem ter sido cometas…

O sinal veio da área perto do aglomerado estelar M55 na direção da constelação Sagitário. O local mais preciso foi o grupo de estrelas conhecido como Chi Sagittarii.
No dia em que o sinal foi detectado, dois cometas estavam na mesma direção das estrelas Chi Sagittarii. O problema é que na altura estes cometas ainda eram desconhecidos. Os cometas 266P/Christensen e 335P/Gibbs foram descobertos somente em 2006 e 2008.

Os cometas estão rodeados por nuvens de hidrogénio que podem ter milhões de quilómetros de diâmetro. O sinal WOW foi detectado a 1420 MHz, que é a rádio-frequência emitida pelo hidrogénio.

Esta é a hipótese de Paris. Mas, obviamente, não foi testada.
O cometa 266P/Christensen vai passar pela frente do grupo de estrelas Chi Sagittarii a 25 de Janeiro de 2017.
O cometa 335P/Gibbs (P/2008 Y2 (Gibbs)) vai fazer o mesmo no dia 7 de Janeiro de 2018.
O professor Paris pretende observar esses eventos utilizando um rádio-telescópio, para ver se recebe um novo sinal WOW. O problema é que as datas são já demasiado próximas e os rádio-telescópios já têm o seu tempo alocado para outros projetos. Por isso, ele decidiu comprar um rádio-telescópio só para isto. Precisa de $13,000 e já começou a campanha de crowdfunding.

Apesar da campanha ter sido um sucesso (já tem todo o dinheiro), a verdade é que a hipótese está envolta em muito ceticismo.

Fontes: New Scientist, The Guardian, artigo científico.

9786017_1460721087.9534

3 comentários

1 ping

  1. Acho que era um pedido de socorro intergalático ou o aviso de que um mal cósmico está por chegar na Terra nos próximos anos (Darkseid).

    • Manel Rosa Martins on 07/05/2016 at 00:48
    • Responder

    Então e os cometas estavam tão bem ensaiados que duraram 3 minutos e depois calaram-se para sempre? A melhor hipótese continua a ser um ET que se pôs a gozar que nem um perdido com o pessoal cá em baixo, numa partida com 21 cm, as linhas proibidas do H molecular com spin up e spin down e que durou 3 minutos. 🙂

  2. Se identificarem um novo sinal descartamos a possibilidade de ter vindo de uma civilização extraterrestre, mas se não recebermos outro sinal também não confirmamos que foi de outra civilização.

  1. […] ano passado publicamos este artigo dando a conhecer que “o professor de astronomia Antonio Paris, do St. Petersburg College, na […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights