Eta Aquarídeos 2016

Eta Aquarídeo em Singapura, em 2013. Crédito: Justin Ng

Eta Aquarídeo em Singapura, em 2013.
Crédito: Justin Ng

Quem me conhece um pouco sabe como sou pessimista quando o assunto é chuva de meteoros, mas esse ano, uma que promete surpreender é a chuva de meteoros Eta Aquarídeos.

O pico dessa chuva acontecerá na madrugada entre os dias 5 e 6 Maio de 2016, depois das 3 da manhã, quando a constelação de Aquário estará mais alto no céu, propiciando uma melhor observação dos meteoros.

Espera-se que essa chuva de meteoros produza uma taxa entre 20 e 40 meteoros na madrugada de 5 para 6 de Maio, mas nas noites de 4 para 5 e de 6 para 7, pode-se também observar uma boa quantidade de meteoros riscando o céu.

Vale sempre lembrar, que para observar a chuva de meteoros, você não precisa de nenhum equipamento especial, somente a visão e paciência. Escolha um lugar preferencialmente sem poluição luminosa, e seguro, que tenha um horizonte leste (o lado onde o Sol nasce), limpo, leve aquela sua cadeira de praia que reclina e pronto, tem tudo que precisa para desfrutar de um belo fenômeno astronômico.

O radiante da chuva de meteoros dos Eta Aquarídeos fica na constelação de Aquário, bem perto de uma estrela apagada chamada de Eta Aquarii. Os meteoros Eta Aquarídeos são considerados um dos mais rápidos, entrando na atmosfera da Terra a uma velocidade de 66 km/s. Meteoros com essa velocidade significam rastos mais persistentes, ou seja, que podem ser observados por um tempo ligeiramente maior.

A chuva de meteoros dos Eta Aquarídeos está relacionada com o Cometa Halley. Nas vezes que ele passou pela órbita da Terra, ele deixou por aqui uma nuvem de poeira, e sempre que a Terra cruza essa nuvem de poeira deixada na sua órbita, temos a chuva dos Eta Aquarídeos.

Fonte: EarthSky

O Space Today TV junto com a BRAMON irá fazer uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros. Essa transmissão acontecerá no dia 6 de Maio de 2016 a partir das 3:30 da manhã (hora de Brasília). Evento aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.