Alberto Fernando

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do Alberto Fernando.

O Alberto Fernando foi piloto de Linha Aérea e Instrutor de Voo. Tinha um interesse especial por astronáutica. Foi astrónomo amador durante várias décadas. Pertencia ao grupo da Atalaia. E participava em vários projetos de Pro-Am (colaborações entre astrónomos profissionais e amadores).

O Alberto Fernando era também colaborador do AstroPT.
Nos encontros que fizemos, ele esteve sempre presente. Conheci-o nesses encontros. Quando fizemos o encontro no Porto, ele e o João Gregório fizeram a viagem Lisboa-Porto de propósito só para virem jantar connosco. Quando o encontro foi em Lisboa, levou-me a conhecer toda a área da Atalaia; foi um esplêndido guia.

João Gregório (esquerda) e Alberto Fernando (direita)

João Gregório (esquerda) e Alberto Fernando (direita) no jantar do AstroPT no Porto

Das vezes que estive com ele, percebi que era uma pessoa calma, fantástica, que demonstrava um enorme conhecimento dos assuntos, e mostrou-se sempre extremamente simpático. Era um excelente ser humano.

Nas palavras do amigo João Gregório: “Ficará certamente na nossa memória como um grande amigo, grande companheiro, grande astrónomo e um ser humano que nos servia de exemplo.”

A equipa do AstroPT envia as sinceras condolências à família do Alberto Fernando.

Alberto Fernando, descansa em paz entre as estrelas!

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Não conhecia pessoalmente o colega-colaborador Alberto Fernando – que descanse em paz. As minhas condolências e meus respeitos à sua família.

    Cavalcanti

  2. A última vez que estive com ele, foi há 2 anos em Moimenta da Beira. Estávamos debaixo de um céu escuro e ele, com a sua habitual paciência, mostrava Marte pelo seu fantástico telescópio. É essa a imagem que recorde dele: uma pessoa calma, paciente e apaixonada pela astronomia amadora e pelo universo.
    Concerteza os átomos que compuseram o seu corpo estão a iniciar o lento processo de volta à
    mãe natureza. E da vida se fará vida, de modo que alguma parte do Alberto Fernando viverá para sempre.

    • Jorge Almeida on 08/05/2016 at 00:17
    • Responder

    Os meus sinceros pêsames. Conheci o Alberto já em 2001. Em 2002, convidei-o a vir visitar Pulo do Lobo e vimos um céu fabuloso. É ainda hoje uma das melhores observações ao céu nocturno que tive. Depois de 2006, aos poucos, fui-me afastando de uma maior actividade na astronomia amadora, em especial, na observação. Penso que aúltima vez que estive com o Alberto foi em 2009 num encontro na Atalaia. Foi com ele, que pude testar um telescópio Obsession e foi no telescópio dele que vi a única supernova em M51 em 2006. Ele é mais uma estrela no firmamento. Até breve, Alberto. Pois que é breve o nosso tempo cá neste ponto azul.

  3. O Alberto ajudou-me a descobrir o Universo e a percorrer espaços sem fim. Tinha um conhecimento profundo da Astronomia, gostava de a divulgar, e estava sempre disponível para colocar os seus telescópios ao serviço de todos os que queriam observar. Sempre senti que tinha uma enorme paixão pelo que fazia e um enorme fascínio pelo Universo. A Astronomia ficou muito mais pobre com a sua partida. Descansa em paz Alberto.

  4. RIP

  5. 🙁 abraço a todos os amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights