Trânsito de Mercúrio

Trânsito de Mercúrio em Novembro de 2006. Mercúrio aparece como um pequeno círculo na parte central mais abaixo da imagem. Crédito: TheBrockenInAGlory

Trânsito de Mercúrio em Novembro de 2006. Mercúrio aparece como um pequeno círculo na parte central mais abaixo da imagem.
Crédito: TheBrockenInAGlory

No dia 9 de Maio de 2016, a partir das 8:12 da manhã, hora de Brasília (em Portugal será a partir das 12:12), terá início um dos fenômenos astronômicos mais aguardado do ano de 2016: o trânsito do planeta Mercúrio, em frente ao disco do Sol.

O Trânsito acontece no momento que o planeta está em Conjunção Inferior (Sol – Planeta Mercúrio ou Vênus – Terra), com os astros alinhados no céu (às vezes isto não acontece).

Os trânsitos de Mercúrio em relação à Terra são muito mais frequentes que os trânsitos de Vênus, ocorrendo cerca de 13 ou 14 vezes a cada século, sempre nos meses de maio ou novembro.

Extraordinariamente no Brasil, no século XXI, veremos 13 trânsitos do planeta Mercúrio. O trânsito do dia 9 de Maio de 2016, será o terceiro trânsito de Mercúrio neste século.
Uma das razões para esta frequência maior é o facto de que o período da órbita de Mercúrio é mais curto que o de Vênus.

O Trânsito de Mercúrio no dia 9 de Maio será Total na América do Sul (Brasil), no leste da América do Norte e na Europa Ocidental; um Trânsito Parcial de Mercúrio poderá ser observado em todo resto do mundo, exceto na Austrália e Ásia Oriental.

sol transito

O Trânsito de Mercúrio no dia 9 de Maio de 2016 começa às 11:12 UT ou 8:12 na hora de Brasília (12:12 em Portugal).
Na hora do almoço no Brasil, o menor planeta do Sistema Solar estará passando no meio do disco solar. Cabem 153 planetas Mercúrio enfileirados na frente do disco solar.
Depois de 7 horas cruzando o disco solar, Mercúrio sai do trânsito às 18:42 UT ou 15:42 na hora de Brasília (19:42 em Portugal), com o Sol começando a baixar no horizonte oeste. Mercúrio estará a 83 milhões de km da Terra e o Sol a 151 milhões de km no momento do Transito.

A previsão é que várias manchas solares serão visíveis nas lunetas ou telescópios equipados com o Filtro Solar – algumas delas maiores que Mercúrio e Terra.

Mercúrio tem um diâmetro equatorial de 4.879,4 km (38% do diâmetro da Terra, ou pouco mais de 1/3 do diâmetro da Terra) e será um “pequenino ponto” passando pelo disco solar.

O próximo trânsito de Mercúrio será no dia 11 de novembro de 2019 e depois somente em 13 de novembro de 2032.

Não se esqueça que os trânsitos de Mercúrio são sempre nos meses de maio e novembro.
Em 1627 Johanes Kepler previu o Trânsito de Mercúrio para o dia 7 de novembro de 1631 e de Vênus para o dia 7 de dezembro, também em 1631. A confirmação desses fenômenos serviria, inclusive, para “provar” as Teorias de Kepler.

Mas, Kepler não conseguiu observar a sua previsão: faleceu em 1630.

IMPORTANTE:
Não se brinca com a observação solar!
Nunca olhe diretamente para o Sol ! Nem deixe binóculos, lunetas ou telescópios com fácil acesso às crianças!

Fontes: O que ver no céu , Evento Astronomia ao Vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights