NGC 7023: a Nebulosa da Íris por Federico Pelliccia

http://apod.nasa.gov/apod/image/1605/ngc7023pelliccia_q100_watermark.jpg

NGC 7023 por Federico Pelliccia

Essas nuvens cósmicas residem a 1.300 anos luz nos férteis campos estelares da constelação de Cepheus.

Apelidada de Nebulosa da Íris, a NGC 7023 não é a única nebulosa a evocar imagens de flores.

Mesmo assim, essa telescópica imagem de campo profundo demonstra a gama de cores e simetrias da nebulosa da Íris, embutida nos circunvizinhos campos de poeira interestelar.

Dentro da Íris, material poeirento envolve uma estrela quente e jovem. A cor dominante dessa brilhante nebulosa de reflexão é o azul, característica dos grãos de poeira  refletindo a luz estelar.

Filamentos centrais da nebulosa de reflexão brilham numa avermelhada fotoluminescência uma vez que parte dos grãos de poeira convertem a invisível radiação ultravioleta em visível luz vermelha.

Observações no infravermelho indicam que essa nuvem cósmica contém complexas moléculas de carbono conhecidas como PAHs (Polycyclic Aromatic Hydrocarbons). [1]

http://legacy.spitzer.caltech.edu/features/articles/20050627.shtml

Ilustração de típicas moléculas de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos.

As belas pétalas azuis da NGC 7023 se espalham por cerca de seis anos luz. Essa colorida paisagem cósmica ocupa um tamanho equivalente a cerca de cinco Luas Cheias no céu.

Nota

[1] Os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) constituem uma família de compostos caracterizada por possuírem 2 ou mais anéis aromáticos condensados. Estas substâncias, bem como os seus derivados nitrados e oxigenados, têm ampla distribuição e são encontrados como constituintes de misturas complexas em todos os compartimentos ambientais.

Fonte

APOD: NGC 7023: The Iris Nebula – crédito da imagem©: Federico Pelliccia

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights