SpaceX pretende enviar cápsulas para Marte em 2018

spacex-red-dragon-mars-touchdown

A empresa SpaceX anunciou no Twitter que planeia enviar uma cápsula Dragon, sem tripulação para Marte em 2018.

“As Red Dragons informarão sobre a arquitetura geral de Marte”, twitou um representante da SpaceX, se referindo aos eventuais planos da empresa de colonizar Marte, o principal objetivo da SpaceX e do seu dono e fundador, o bilionário e empreendedor Elon Musk.

spacex-red-dragon-mars-entry

Uma fonte familiar com os planos da empresa disse que o primeiro teste de voo da cápsula Dragon para Marte irá demonstrar as tecnologias necessárias para pousar grandes compartimentos de carga no Planeta Vermelho. Entre esses compartimentos podemos incluir, suprimentos e habitats para os exploradores marcianos. Além disso, no final de 2016, a SpaceX tem a intenção de revelar detalhes sobre como será a colonização de Marte.

spacex-falcon-heavy-red-dragon

“A Dragon 2 está feita para ser capaz de pousar em qualquer lugar do Sistema Solar. A missão Red Dragon Mars será o primeiro voo de teste”, twitou Musk. “Mas nós não vamos mandar astronautas nela. Ela não é boa para longas jornadas, pois é do tamanho de um carro”.

spacex-falcon-heavy-140527c-02

No ano passado, um grupo de cientistas da NASA explorou a possibilidade de uma missão Red Dragon, onde a cápsula da SpaceX poderia ser usada para coletar amostras de solo na missão Mars 2020, e retorná-las para a Terra numa missão futura. Essa missão não foi aprovada pela NASA, nem a SpaceX confirmou que participaria.

spacex-dragon-v2

Em Janeiro de 2015, durante uma sessão de perguntas, Musk disse que os planos da empresa para o Mars Colonial Transporter, o sistema de naves que levarão humanos para o Planeta Vermelho, seriam lançados no final do ano, mas isso não aconteceu. A empresa está atualmente desenvolvendo um foguete chamado Falcon Heavy, que a empresa diz que terá a capacidade para levar humanos e cargas para destinos no espaço e até mesmo para Marte.

spacex-red-dragon-on-mars

No dia 8 de Abril, a SpaceX venceu uma etapa importante no seu planeamento quando pousou com sucesso o primeiro estágio do seu foguete Falcon 9 numa balsa drone. Musk disse que os foguetes reutilizáveis irão reduzir o custo de ir ao espaço de maneira considerável, fazendo com que os esforços de colonizar Marte sejam economicamente viáveis.

A SpaceX tem um contrato com a NASA para realizar missões de serviços para a ISS usando suas cápsulas Dragon. A empresa Orbital ATK também está levando carga para a ISS. Ambas as empresas foram selecionadas pela NASA para as próximas missões de carga, além da Sierra Nevada Corp.

A SpaceX e a Boeing foram selecionadas para levar astronautas até o laboratório orbital. A NASA disse que quer que esses voos com astronautas comecem em 2017.

A NASA também anunciou que planeia enviar humanos para Marte na década de 2030, embora os planos específicos ainda estejam sendo trabalhados.

Fonte: Space.com

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.