As nuvens cósmicas da Nebulosa Carina por John Ebersole

http://apod.nasa.gov/apod/image/1605/EtaCore_Ebersole_932.jpg

As nuvens cósmicas da Nebulosa Carina, por John Ebersole

O que são essas formas que se escondem nas brumas da nebulosa de Carina? As figuras sinistras escuras são nuvens moleculares, nódulos de gás molecular e poeira tão espessa que se tornam opacos.

Em comparação, no entanto, estas nuvens são tipicamente muito menos densas que a atmosfera da Terra. A imagem em destaque detalha o núcleo da Nebulosa Carina, uma parte onde tanto as nuvens escuras quanto as coloridas compostas de gás e poeira são particularmente proeminentes.

A imagem foi capturada em abril de 2016 a partir do Siding Spring Observatory na Austrália. Embora a nebulosa seja composta predominantemente de gás hidrogênio, aqui colorido em tons esverdeados, à imagem foram atribuídas cores de modo que a luz emitida por vestígios de enxofre e oxigênio aparecem em vermelho e azul, respectivamente.

A Nebulosa Carina inteira, catalogada como NGC 3372, se estende por mais de 300 anos-luz e está situada a 7.500 anos luz na direção da constelação de Carina. Eta Carinae, a estrela mais energética na nebulosa, foi uma das estrelas mais brilhantes nos céus na década de 1830, mas depois evanesceu drasticamente.

Fonte

APOD: Clouds of the Carina Nebula – crédito da imagem©: John Ebersole

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights