Tsunamis em Marte?

2_image671_405

Vamos acompanhar as últimas pesquisas sobre Marte, que apontam que o Planeta Vermelho, há cerca de 3.4 bilhões de anos atrás, foi varrido por dois tsunamis gigantescos: essas ondas deixaram marcas que hoje podem ser observadas pelas sondas que estudam Marte.

Tsunamis-gigantes-arrasaron-las-costas-de-Marte_image_380

Todos sabem que Marte hoje é um planeta frio e seco, mas também todo mundo sabe que há muito tempo no passado, Marte já teve oceanos, lagos, rios e provavelmente muita água.

Como a vida na Terra é encontrada onde existe água, muitos pesquisadores sugerem que a vida pode ter se desenvolvido nesse Marte húmido do passado. Alguns sugerem até mesmo que a vida poderia existir hoje, preservada em algum bolsão de água na subsuperfície do planeta.

No entanto, alguns cientistas refutam essa ideia, pois ainda não foram encontradas evidências concretas de linhas de costas, por exemplo, que foram cortadas pelas ondas desses antigos oceanos. Mas agora com novas imagens térmicas feitas pela sonda THEMIS, das planícies do hemisfério norte de Marte, os cientistas puderam observar feições que podem ser marcas ou cicatrizes de dois megas tsunamis que aconteceram em Marte há cerca de 3.4 bilhões de anos atrás.

Os cientistas encontraram feições em forma de lobos que modificaram o que seriam as praias onde estavam as ondas. Na Terra, esses lobos estão relacionados com ondas catastróficas e carregam muitos sedimentos.

O tsunami mais antigo inundou uma área de 800000 quilômetros quadrados enquanto que o tsunami mais recente inundou uma área de 1 milhão de quilômetros quadrados. Esses tsunamis deixaram para trás muitos canais, como também se observa na Terra onde eles passaram.

Os cientistas sugerem que o que causou esses tsunamis foram dois impactos de asteroides gigantescos que devem ter aberto crateras com cerca de 30 km de largura e 50 metros de altura. Há 3.4 bilhões de anos atrás, acontecia um impacto dessa dimensão a cada 30 milhões de anos em Marte.

Vale lembrar que tudo isso aconteceu num ambiente com água salgada e praticamente congelada, e esses lobos são, de acordo com os pesquisadores, excelentes locais para se procurar bio-assinaturas.

Fontes: Artigo Científico, National Geographic, Sci-News, Daily Mail.

1 comentário

  1. Muito bom! A se comprovar abre um novo leque de possibilidades em Marte. Uma que me intriga mas tenho dúvidas é sobre aspetos geológicos. Por exemplo a topografia de Marte http://www.google.com/mars/#lat=-9.795677&lon=-64.248046&zoom=4 visto desta forma toda a paisagem parece ter uma explicação quase compulsiva. Teve água, clima, atividade tectónica, a “cicatriz” é quase óbvia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights