Equilíbrio Químico no oceano de Europa pode ser parecido com o da Terra

pia20028_main-rotate

A lua Europa, de Júpiter, foi manchete essa semana, e muitos sites, portais e canais estão divulgando a informação de forma equivocada.

Europa é a sexta lua mais próxima de Júpiter e o menor entre os 4 satélites Galileanos. Porém, pensa-se que ela abriga, abaixo da sua superfície congelada, um oceano de água salgada e líquida, que atualmente, para muitos, seria o melhor lugar para se procurar por vida fora da Terra.

Óbvio que isso não é fácil. É preciso ter a matéria prima correta, e a energia química na proporção adequada para que os processos biológicos possam acontecer. Ou seja, é preciso ter elementos químicos na proporção correta, principalmente dois deles: oxigênio e hidrogênio.

Na Terra, um dos processos que controla o equilíbrio entre o oxigênio e o hidrogênio é o vulcanismo. Porém, Europa não possui vulcanismo, por isso os cientistas começaram a investigar outro processo que não envolve diretamente o vulcanismo e que poderia fornecer esse equilíbrio.

Os pesquisadores calcularam quanto hidrogênio poderia ser potencialmente produzido por reações químicas na água salgada em contato com o rochoso solo do oceano. No oceano de Europa, a água estaria reagindo com a rocha num processo chamado de serpentinização.
Nesse processo, a água percola nos espaços existentes entre os grãos de minerais e reage com a rocha para formar novos minerais; nesse processo ocorre a libertação de hidrogênio.

A água em Europa poderia percolar por fraturas com 25 km de profundidade no interior rochoso do satélite, onde uma grande quantidade de hidrogênio poderia ser produzida.

A outra metade da equação química para a vida em Europa seria fornecida por oxidantes: o oxigênio e outros compostos que poderiam reagir com o hidrogênio, circulando no oceano a partir da superfície congelada (provenientes da superfície da lua Europa).

Assim, teríamos os dos lados da pilha: os oxidantes no lado positivo, e os elementos químicos do assoalho oceânico no lado negativo.
Se é um processo geológico ou se é a vida que completa o circuito, é o que motiva os pesquisadores a seguirem na exploração de Europa.

A NASA planeia uma missão para Europa, chamada de Europa Clipper, e já existem planos para mandar algum tipo de submarino para esse intrigante satélite de Júpiter.

Fontes: NASA, APOD, Artigo Científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights