IC 5067 na Nebulosa do Pelicano por Roberto Colombari

http://apod.nasa.gov/apod/image/1605/PelicanIC5067close_colombari_q100_watermark.jpg

IC 5067 dentro da Nebulosa do Pelicano – crédito da imagem©: Dados – Subaru Telescope (NAOJ), R. Colombari, Processamento – Roberto Colombari

Esse proeminente cume de emissão apresentado nessa colorida paisagem cósmica está catalogado como nebulosa IC 5067.

Parte de uma nebulosa de emissão de maior porte com uma forma distinta, popularmente chamada de Nebulosa do Pelicano, o cume IC 5067 se estende por cerca de 10 anos-luz, seguindo a curva da cabeça e pescoço de um pelicano cósmico.

Esta visão de cores falsas traduz também o brilho penetrante das linhas de emissão originadas de átomos na nebulosa, mostrados em uma paleta de cores que se tornou popular em imagens do Telescópio Espacial Hubble, denotando regiões de formação de estrelas.

As fantásticas formas escuras que habitam esse campo largo de 0,5 graus são, na verdade, nuvens de gás frio e poeira esculpidas pelos ventos e radiação de estrelas quentes e massivas.

Close-ups de algumas das nuvens esculpidas mostram sinais claros de estrelas recém-formadas.

A Nebulosa do Pelicano, catalogada como IC 5070, reside a 2.000 anos-luz da Terra. Para encontrá-la, procure a brilhante estrela Deneb na direção da constelação de Cygnus.

Fonte

APOD: IC 5067 in the Pelican Nebula – crédito da imagem©: DadosSubaru Telescope (NAOJ), R. Colombari, ProcessamentoRoberto Colombari

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.