NGC 3372: a Grande Nebulosa Carina por Peter Ward

http://apod.nasa.gov/apod/image/1605/Trumpler14c_ward.jpg

NGC 3372 – A Grande Nebulosa Carina por Peter Ward

A Grande Nebulosa Carina é uma joia dos céus do hemisfério sul. Catalogada como NGC 3372, ela se espalha por 300 anos-luz, consistindo em uma das mais relevantes regiões de formação estelar em nossa galáxia.

Assim como a menor e mais ao norte Grande Nebulosa de Orion, a Nebulosa Carina é discernível sem auxílio de equipamentos, embora fique a 7.500 anos-luz de distância, cerca de 5 vezes mais distante que a Grande Nebulosa de Orion.

Essa portentosa visão telescópica em close-up nos revela detalhes notáveis dos brilhantes filamentos centrais da região central, compostos de gás interstelar e obscuras nuvens de poeira cósmica.

O campo de visão desse quadro cobre uma área de 50 anos-luz de diâmetro. A Nebulosa Carina é o lar de estrelas jovens e extremamente massivas, incluindo as estrelas do aglomerado estelar aberto Trumpler 14 (abaixo e à direita do centro da imagem, logo acima das curiosas silhuetas enegrecidas da nebulosa) e a enigmática estrela variável Eta Carinae, um behemoth estelar com 100 vezes a massa do Sol. Eta Carinae é a estrela mais brilhante, vista logo acima da poeirenta Nebulosa do Buraco de Fechadura (Keyhole Nebula – NGC 3324).

Para facilitar a identificação dos objetos inserimos abaixo uma imagem do Hubble comentada.

http://heritage.stsci.edu/2007/16/images/i0716bw.jpg

Nebulosa Carina com os objetos principais anotados. Crédito: NASA, ESA, Hubble Heritage

Imagens em raios-X indicam que a Grande Nebulosa Carina é uma verdadeira fábrica de supernovas, sendo a mais famosa Eta Carinae que está prestes a explodir como uma supernova.

Fonte

APOD: The Great Carina Nebula – crédito da imagem©: Peter Ward (Barden Ridge Observatory)

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights