Há um ser unicelular com núcleo que não precisa de mitocôndrias

O microrganismo Monocercomonoides, que surpreendeu os cientistas. Crédito: Naoji Yubuki

O microrganismo Monocercomonoides, que surpreendeu os cientistas.
Crédito: Naoji Yubuki

“Pensava-se que as mitocôndrias existiam em todos os seres cujas células têm núcleo, desde a paramécia até ao elefante. Mas afinal há um microrganismo que as perdeu durante a evolução.
Nos manuais de biologia, as mitocôndrias são estruturas celulares comuns a todos os organismos que têm núcleo nas células, os chamados eucariotas (ao contrário dos procariotas, como as bactérias, cujas células não têm núcleo).
Por serem tão importantes, as mitocôndrias faziam parte das características universais dos eucariotas. Mas a natureza é perita em excepções e eis mais uma: o Monocercomonoides, um organismo unicelular com núcleo e sem mitocôndrias.
Esta espécie unicelular que habita o tubo digestivo das chinchilas – um roedor da América do Sul – vive num ambiente quase sem oxigénio e perdeu algures no passado as mitocôndrias. Esta descoberta foi publicada na revista científica Current Biology. (…)”

Leiam o artigo completo de Nicolau Ferreira, no jornal Público, aqui.

1. Não haveria uma chance dele nunca ter tido mitocôndrias?

Se ele “perdeu” elas, então pela lógica, deveria ter um resquício, uma organela não desenvolvida.
    Viram isso?