O Cometa PanSTARRS e a Nebulosa da Hélice por Fritz Helmut Hemmerich

O Cometa e a Nebulosa em um só quadro

http://apod.nasa.gov/apod/image/1606/CometHelix_Hemmerich_3335.jpg

O Cometa PanSTARRS e a Nebulosa da Hélice por Fritz Helmut Hemmerich

É bem raro que dois objetos tão distintos e pitorescos sejam capturados juntos na mesma imagem. Tal ocasião está ocorrendo, no entanto, e foi fotografada há dias (03 de junho de 2016) em combinadas exposições paralelas a partir das Ilhas Canarias da Espanha pelo astrofotógrafo Fritz Helmut Hemmerich.

Na parte inferior direita do quadro, envolvido por sua coma (cabeleira) verde e emanando uma incomum cauda iônica azul diagonalmente vista através da imagem está o Cometa C/2013 X1 (PanSTARRS).

Essa gigante bola de neve está em queda na direção do nosso Sol e tem se tornado gradualmente mais brilhante desde sua descoberta em 2013. Embora o Cometa PannSTARRS seja um alvo pitoresco para exposições de longa duração de astrofotógrafos, espera-se que esse objeto seja toscamente visível para olhos sem ajuda de instrumentos, quando ele atingir seu pico de brilho dentro de um mês.

Já, no canto superior esquerdo, envolvida pelo seu gás brilhante avermelhado, está a também pitoresca Nebulosa da Hélice (Helix Nebula). Residindo a 700 anos luz de distância da Terra, a Hélice cósmica, catalogada como NGC 7293, não está apenas muito mais distante de nós que o charmoso cometa, mas estima-se que a famosa nebulosa irá reter sua magnífica aparência por milhares de anos.

Fonte

APOD: Comet PanSTARRS and the Helix Nebula – crédito da imagem©: Fritz Helmut Hemmerich

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights