Solstício de Verão 2016

Hoje às 23h34m (hora de Lisboa) entrou o Verão no Hemisfério Norte (e o Inverno no Hemisfério Sul).

Em Portugal, temos hoje o dia mais longo do ano e a noite mais curta.
Hoje o dia tem 15 horas 8 minutos e 38 segundos.

A palavra Solstício deriva do latim sol (a estrela que banha de luz a Terra) e sistere (manter imóvel), porque o Sol parece imóvel em termos de declinação, ou seja, o movimento Norte-Sul é mínimo.
Dito de outra forma, o Sol desde Março a Junho, vai aparentemente “subindo” cada vez mais para Norte, vai-se aproximando mais do zénite, até chegar à máxima declinação possível, a 21 de Junho. A partir daí começa a “descer” em direção ao Sul. Nessa transição, o Sol parece imóvel, é nesse sentido que surgiu o termo solstício.

Evento celebrado em Stonehenge.

Evento celebrado em Stonehenge.

Como esta noite temos também uma Lua Cheia, então temos uma Lua de Morango.

“Bom, a “lua de morango” não é uma lua feita de morango. Strawberry Moon é a alcunha dada à Lua Cheia de junho por algumas tribos da América do Norte. É uma lua cheia igual a todas as outras luas cheias, mas marca o início da época em que a fruta está pronta para ser apanhada.

Este ano, os dois eventos coincidem. No mesmo dia, poderá ver o nascer e o pôr-do-sol do dia mais comprido do ano e ainda olhar para a lua cheia à noite. Esta coincidência acontece apenas a cada 70 anos.” (Fonte: Observador)

1 ping

  1. […] imagem foi feita a 20 de Junho, antes do amanhecer, cerca de 17 horas antes do Solstício. Na imagem vê-se a Lua Cheia, antes do pôr-da-Lua, sobre o Monte Hamilton onde se encontra o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights