Girassóis em Sagittarius por Andrew Campbell

http://apod.nasa.gov/apod/image/1606/SagTrip_q100_watermark_CopyrightAndys_Astropix2016.jpg

Girassóis em Sagittarius: Nebulosa M8, M20 e Trífida, além do aglomerado estelar M21 – crédito da imagem©: Andrew Campbell

Três brilhantes nebulosas estão presentes em viagens telescópicas pela constelação de Sagittarius e pelos populosos campos estelares do centro da Via Láctea.

De facto, o turista astronômico do século XVIII Charles Messier catalogou duas delas: a M8 (à esquerda do centro da imagem) e a colorida M20 (na parte inferior do quadro). A terceira nebulosa (NGC 6559) está à direita da M8, separada da nebulosa maior por faixas escuras de poeira cósmica.

As três nebulosas são berçários estelares distantes, a cerca de 5.000 anos-luz de nós. A expansiva M8, com 100 anos luz de diâmetro, também é popularmente conhecida como Nebulosa da Lagoa. O apelido de M20 é Nebulosa Trífida.

A imagem em destaque consiste numa rica composição a partir de dados em filtros de banda estreita registando a luz visível irradiada pelo hidrogênio ionizado, átomos de oxigênio e de enxofre.

O mapeamento de cores e a faixa de brilhos usados para criar essa ‘Natureza Morta Cósmica’ pelo astrofotógrafo Andrew Campbell teve sua inspiração baseada na série de pinturas ‘Girassóis’ de Van Gogh.

https://en.wikipedia.org/wiki/Sunflowers_(Van_Gogh_series)

“Girassóis” (F.459), segunda versão com fundo em azul real – óleo sobre tela medindo, 98 × 69 cm. Essa pintura criada por Van Gogh em 1888 pertencia a uma coleção particular no Japão. A obra foi infelizmente destruída em um incêndio durante a Segunda Guerra Mundial, em 06 de agosto de 1945.

À direita da Nebulosa Trífida, nessa pintura telescópica, está um dos aglomerados estelares abertos também catalogado por Charles Messier, o M21.

Fonte

APOD: Sagittarius Sunflowers – crédito da imagem©: Andrew Campbell

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights