Simulação sugere vida em Titã não baseada em água

chemicaltrai

Sempre que se fala de vida, falamos que estamos procurando ela como nós a conhecemos, baseada na água, carbono, etc…

Muitas vezes o pessoal escreve nos comentários que podem existir vidas de outros jeitos e isso parece que é verdade!

Muitos cientistas, por exemplo, defendem que a vida não precisa existir na chamada Zona Habitável de estrelas, ou seja, a região onde a água existe na superfície em estado líquido.

Esses cientistas defendem que existem evidências de que algumas reações químicas poderiam levar a tipos de vida onde não existe água, de modo que ela poderia existir tranquilamente fora da chamada Goldilocks Zone.

Para a vida acontecer nesses locais, algum tipo de ação deve estar acontecendo, e para entender isso, os pesquisadores escolheram um mundo no nosso Sistema Solar para ser estudado, um mundo que além da Terra é o único onde acontece erosão e digamos chuva por meio do movimento de um líquido.

E esse mundo é Titã, o satélite de Saturno.

Se a água líquida existir em Titã, ela estará armazenada em locais muito profundos do satélite. Titã é um local muito frio para a água existir em estado líquido.

Quando Titã foi visitada pela sonda Huygens, os pesquisadores descobriram que em sua superfície existe cianeto de hidrogênio. Esse composto é trazido para a superfície por meio de chuvas de metano e etano que varrem o satélite.

Com esses dados, os cientistas criaram simulações computacionais para ver se essas moléculas poderiam formar a base das reações que levariam à criação de polímeros como a polimina, que por sua vez levariam à formação de reações prebióticas e que por fim levariam à vida.

O resultado das simulações mostrou que sim: essas reações são possíveis de acontecer e que a estrutura formada seria capaz de absorver a luz do Sol nos comprimentos de onda presentes na superfície de Titã.

Com isso, os pesquisadores sugerem a visita de uma nova sonda a Titã, com o objetivo de testar a existência desse tipo diferente de vida ou no mínimo encontrar os precursores desse tipo de vida.

A vida é algo que nos fascina. Saber da possibilidade de outro tipo de vida é algo realmente sensacional.

Fontes: Phys, Comunicado de Imprensa da Cornell University, Artigo Científico

• João Bosco Paraiso on 12/07/2016 at 18:31

Quem são os cientistas, de qual ou quais instituições, quando propuseram essa possibilidade e que tipo de simulação estão se referindo (experimental ou computacional) ?

1. Nas fontes tem o comunicado de imprensa da Cornell University (porque os 4 cientistas são de lá), e o artigo científico que também lista os 4 cientistas e a que departamentos eles pertencem 😉

Simulações computacionais baseadas em “theoretical calculations”.

• Samuel Junior on 11/07/2016 at 14:42