Primeira detecção de nuvens de água fora do Sistema Solar

Conceção Artística de como a WISE 0855 deverá aparecer em luz infravermelha. Crédito: Joy Pollard, Gemini Observatory / AURA.

Conceção Artística de como a WISE 0855 deverá aparecer em luz infravermelha.
Crédito: Joy Pollard, Gemini Observatory / AURA.

Você sabe o que é uma anã marrom/castanha?

Uma anã marrom/castanha é, basicamente, uma estrela que falhou ou que não deu certo.
Ela é formada da mesma forma que as estrelas, por meio do colapso gravitacional de uma nuvem de gás e poeira, mas não adquire massa suficiente nesse processo para dar início ao processo de fusão nuclear: reações que fazem as estrelas brilharem.

Os astrônomos conhecem relativamente bem as anãs marrons, porém uma em especial, descoberta em 2014 e conhecida como WISE 0855, fascina os pesquisadores.

Ela está localizada muito perto de nós, a somente 7.2 anos-luz de distância.
Assim, usando os maiores telescópios da Terra, é possível observar a anã marrom nos comprimentos de onda do infravermelho.

PIA18003-NASA-WISE-StarsNearSun-20140425-2

Usando o Telescópio Gemini Norte, os astrônomos conseguiram pela primeira vez obter o espectro infravermelho da WISE 0855.
Desta forma, foi possível descobrir detalhes sobre a composição e a química do objeto, além de se encontrar evidências de nuvens de água ou de gelo de água, que podem ser as primeiras nuvens detectadas fora do nosso sistema solar.

Em 2014, os astrônomos tentaram fazer essa caracterização, mas os dados fotométricos eram limitados e não foi possível definir de maneira conclusiva a composição do objeto.

Agora, com a tecnologia existente no Gemini Norte, foi possível observar a anã marrom por 13 noites, num total de 14 horas, e assim fazer uma espectroscopia de alta resolução.

Com o espectro adquirido, os astrônomos então começaram a simular, ou seja, criar modelos atmosféricos, para a anã marrom.

E o modelo que apresentava as nuvens na atmosfera da WISE 0855, foi o que melhor se ajustou aos dados observados.

Essa anã marrom é uma bela oportunidade de se estudar um objeto de massa planetária fora do sistema solar, e que é tão frio como os nossos gigantes gasosos.

Comparando a anã marrom com Júpiter, os pesquisadores descobriram que os espectros são muito parecidos no que diz respeito às feições de absorção de água.

Uma diferença encontrada entre os dois objetos foi na presença de fosfina.
Esse elemento é encontrado em Júpiter e está relacionado com a turbulência da atmosfera do planeta.
Na WISE 0855, os astrônomos não encontraram a presença desse elemento, concluindo que a sua atmosfera é menos turbulenta.

Estudar uma anã marrom como essa, com esse nível de detalhe, pode ser muito importante para se poder investigar a dinâmica e as propriedades químicas presentes na atmosfera de Júpiter, por exemplo, mas dessa vez num mundo extrassolar.

As anãs marrom continuam intrigando os astrônomos, mas a cada dia é dado um passo para o seu melhor entendimento.

Fontes: Astronomy Now, Universe Today, Artigo Científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights