Sismologia do Sol e das estrelas distantes discutida nos Açores

Fig1A partir de hoje, e durante 5 dias, Angra do Heroísmo (Terceira, Açores) recebe os maiores especialistas mundiais na área da asterossismologia, durante a conferência Seismology of the Sun and the Distant Stars 2016. A conferência será seguida, no dia 17 de julho, pela escola internacional avançada em ciências do espaço Asteroseismology and Exoplanets: Listening to the Stars and Searching for New Worlds, na cidade da Horta (Faial, Açores), ambas organizadas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Esta conferência, que reunirá quase 200 investigadores de todo mundo, tem como objetivo discutir avanços recentes no estudo sísmico do Sol e de outras estrelas”, comentou Margarida Cunha (IA e Universidade do Porto), da comissão organizadora. Cunha acrescentou ainda: “A comunidade científica tem assistido a uma autêntica revolução no conhecimento da física e da dinâmica do interior das estrelas, graças a observações feitas a partir do espaço com satélites como o Kepler, da NASA”.

Para o público, a conferência inclui a palestra “Portugal e o Espaço – A aventura científica na ESA”, que se realizará no dia 12 às 21h, no Auditório do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores. Esta palestra será apresentada por Mário João Monteiro, delegado de Portugal no Science Programme Committee da Agência Espacial Europeia (ESA).

Este evento junta num só os workshops TASC2, KASC9, e as conferências SPACEINN & HELAS8.

Para Mário Monteiro (IA e Dep. de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), que pertence às comissões científicas da conferência e da escola avançada: “Esta conferência internacional marca também a conclusão do projeto europeu SPACEINN, que financiou um consórcio internacional de 17 institutos e Universidades, entre elas a Universidade do Porto. A iniciativa SPACEINN teve por objetivo desenvolver as ferramentas e metodologias que permitem reforçar o acesso e exploração científica de dados observacionais, obtidos pelas missões espaciais relevantes para a sismologia de estrelas. Alguns dos novos resultados obtidos serão apresentados e discutidos nos Açores.

Mais informações no Comunicado de imprensa do IA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights